O projeto História e Traços de Praia Grande, idealizado pela Subsecretaria de Assuntos da Juventude em parceria com o Centro de Memória da Educação, tem por objetivo registrar a história da cidade por meio de imagens representativas do cotidiano, das permanências e transformações do espaço urbano e sua relação com a comunidade local, por meio do diálogo da história com a arte grafite.
Termos, assim, 103 metros de muro, na Avenida Ayrton Senna da Silva, divido em 32 painéis em arte grafite que retratam a história da cidade de Praia Grande do início do século XX aos dias atuais, e um livro com as respectivas imagens e textos.
A partir daí, o Centro de Memória idealizou uma exposição itinerante composta por 22 banners que abordam o conceito de Cidade e Identidade, apresentando a obra de três artistas, Edgar Vieira (Pesado), José Roberto Dantas (Crash), Leandro Shesko (Shesko) e busca a promoção e o acesso a cidadania cultural no desenvolvimento de atividades de caráter educativo relacionadas ao tema Cidade, Memória e Identidade.
A exposição pode ser solicitada entrando em contato com o Centro de Memória da Educação.
Uma Cidade com uma rica história e uma trajetória de desenvolvimento e inovação. Praia Grande se tornou sinônimo de planejamento e realizações, o que justifica o grande crescimento populacional, que nos fez idealizar um projeto que, além de resgatar essa história, ainda a conservasse e a levasse ao conhecimento dos munícipes e visitantes com uma linguagem atraente.