Nós, do Centro de Memória da Educação de Praia Grande (CME), acreditamos na necessidade de aproximação do ensino, das práticas e dos conteúdos ao contexto do aluno, principalmente através da Memória e da História.
Daí a necessidade do aprofundamento das pesquisas sobre a História Regional da Região Metropolitana da Baixada Santista, possibilitando maior contribuição aos projetos desenvolvidos pelos professores nas instituições escolares tendo em vista nossa privilegiada localização territorial e sua incontestável importância na história brasileira.
Por isso, pensou-se em um curso com trinta horas de duração para os professores da Rede. Percorremos os nove municípios da região: Bertioga, Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe; refazendo e compreendendo os processos históricos de formação, mudanças e permanências territoriais, populacionais, econômicas, culturais, políticas etc. Além disso, entrevistamos especialistas com comprovada atuação e pesquisa nas mais diversas áreas de conhecimento sobre os temas de interesse do projeto.
O Documentário “História Regional: Território e População” é o primeiro de uma série sobre a História Regional da Baixada Santista, que abrangerá aspectos da região desde as Culturas Sambaqui e Indígena, passando pelos períodos Colonial, Imperial, República e Contemporaneidade, sempre relacionando os aspectos históricos da região.
Para a gravação das encenações do documentário "História Regional", contamos com a parceria com a Ibéria - Espadas Militares, que emprestou cordialmente uma réplica de canhão para as filmagens. Para que a peça estivesse em plena condição de uso, a equipe do CME realizou algumas ações no sentido de conservação.