Centro de Memória de Educação da Secretaria de Educação de Praia Grande 

Tem por finalidade resgatar, proteger, organizar, classificar e divulgar o Patrimônio Histórico Cultural da Educação do município por meio de pesquisa, capacitação e treinamento de pessoal técnico qualificado, assegurando a produção permanente de material científico pedagógico.

Promover políticas de preservação da memória e cultura escolar, guarda, conservação da memória da Educação de Praia Grande por meio de ações junto às escolas e comunidade, estudos e pesquisas sobre a história da educação e áreas afins, além de formação continuada para educadores da rede municipal.


05/04/2024: Novo vídeo da Galeria dos secretários - Nanci Solano Tavares de Almeida 

Através deste novo episódio da Galeria dos Secretários você poderá acompanhar o vídeo em memória a Nanci, onde seu filho Pablo e subsecretária Vanessa falam um pouco sobre sua trajetória tanto profissional quanto pessoal.

Gravação Realizada em 11/12/2023, Pablo Solano (filho) e Vanessa Rovenna (subsecretária)

Acesse aqui: Entrevista sobre Nanci Solano Tavares de Almeida 

03/04/2024: Novo vídeo da Galeria dos secretários - Claúdia Meirelles

Acompanhe este passeio pela história de Claúdia Meirelles no mais novo capítulo do projeto Galeria dos Secretários, no vídeo você pode encontrar detalhes e ponto de vista da trajetória de uma das mais recentes Secretárias da Educação de Praia Grande.

Gravação realizada no dia 27/10/2023 com a ex-secretária de educação de Praia Grande, Cláudia Maximino Meirelles.

Acesse aqui: Entrevista Cláudia Meirelles

22/03/2024: Nota de Pesar - Professora Denise Tavares de Oliveira

Com imenso pesar, o Centro de Memória de Educação da Secretaria de Educação de Praia Grande comunica o falecimento da Professora Denise Tavares de Oliveira, primeira Secretária de Educação do município, ocorrido em 21 de março de 2024.

Professora Denise deixa um legado indelével na história da educação de Praia Grande. Sua trajetória profissional foi marcada por sua paixão pela educação, compromisso com a qualidade do ensino e incansável dedicação aos alunos e à comunidade.

Primeira Secretária de Educação do município, entre os anos de 1969 a 1972, a professora Denise foi fundamental na construção das bases da educação pública de Praia Grande. Sua gestão foi marcada pela implementação de políticas públicas inovadoras, como a criação de creches e escolas, a ampliação do acesso à educação infantil, a valorização dos profissionais da educação, entre outras ações.

O Centro de Memória de Praia Grande reconhece e agradece a inestimável contribuição da Professora Denise Tavares de Oliveira para a educação do município. Sua memória está eternamente preservada em nossos corações e na história da cidade, através do Projeto Galeria dos Secretários e Secretárias de Praia Grande.

Neste momento de luto, expressamos nossas sinceras condolências aos familiares, amigos e colegas da Professora Denise. Que Deus conforte seus corações e lhes dê força para superar este momento difícil.

Centro de Memória de Educação da Secretaria de Educação

Porto Aprendiz Elida Joazeiro do Nascimento


Acompanhe aqui a entrevista dada pela professora Denise Tavares para o projeto "Galeria dos Secretários" do Centro de Memória da Educação.


04/03/2024: novo Vídeo sobre história oral

História Oral é o trabalho de pesquisa realizado através de entrevistas que podem ser gravados de diferentes modos, quer saber um pouco mais? Acesse nosso novo vídeo clicando aqui.

20/12/2023: Entrevista para galeria de secretários da educação de praia grande

No último mês ocorreu a entrevista de história oral para a atualização da galeria dos secretários de Educação de Praia Grande com Pablo Solano, filho de Nanci Solano e Vanessa Rovenna, subsecretária de administração da secretaria de educação.
Em breve teremos o evento de descerramento dos quadros no foyer de entrada do auditório Roberto Marinho na sede administrativa da SEDUC.

Confira os bastidores aqui.

01/12/2023: Centro de Memória da Educação de Praia Grande realiza entrevista exclusiva com Cláudia Meirelles, ex-Secretária da Educação  

O Centro de Memória da Educação de Praia Grande anuncia que em breve lançará uma entrevista de História Oral com Cláudia Meirelles, ex-Secretária da Educação do município. Na entrevista, Cláudia compartilhou detalhes sobre sua trajetória profissional e experiências enquanto ocupava o cargo, revelando vivências e desafios enfrentados na gestão educacional.

O vídeo, ainda em fase de edição, oferece um vislumbre íntimo da vida e carreira dela, explorando não apenas sua jornada na área da Educação, mas também aspectos de sua vida pessoal que moldaram suas perspectivas e abordagens como líder educacional.

30/11/2023: Divulgação do Jornal Fala Franco

Em 2023, a E. M. Governador Franco Montoro, completou 20 anos de história e de muitos projetos. Para marcar a data, a prafessora Vanessa Araujo desenvolveu o projeto com os alunos do oitavo ano. Confiram este belo trabalho que contou com o apoio do Centro de Memória da Educação de Praia Grande no fornecimento de informações e de fontes de  pesquisa. Conheça o projeto clicando no link:          20 anos de Franco 

16/10/2023: Porto Aprendiz completa 10 anos!


Agora em outubro o Porto Aprendiz completou 10 anos de existência, carregando neste tempo muitas histórias, ensinamentos e transformações na Educação do município de Praia Grande, em homenagem aos 10 anos, a equipe desenvolveu um vídeo de celebração deste marcante momento! 


01/10/2023: Nova formação em HTPC ofertada pelo Porto Aprendiz

Informamos que o Porto Aprendiz está oferecendo oportunidades de formação em HTPC, abordando dois temas de relevância:

O Papel das Memórias na Construção de Laços de Pertencimento com o Ambiente de Trabalho: Este tópico explora a história da nossa cidade e sua relação com as memórias pessoais, destacando o valor dos profissionais da educação. Essa formação pode ser realizada tanto em HTPC quanto em HTL presenciais e se adequa a todos os segmentos da nossa rede de ensino.

Tecnologia na Educação: Uma Ferramenta a Serviço de Quem? Inicialmente concebido para o corpo docente dos Anos Finais do Ensino Fundamental, este tema visa promover uma discussão fundamentada no parecer emitido pela UNESCO em 2023. Serão abordados diversos aspectos, incluindo considerações políticas e éticas sobre a utilização de tecnologia digital em sala de aula, bem como questões relacionadas à qualidade de vida impactada pelo uso excessivo dessas tecnologias.