O Brasil Made in China: Reconfigurações do Capitalismo Contemporâneo

Dra. Camila Moreno (UFRRJ)

03 de setembro de 2020, às 19h00

A China é o principal parceiro econômico do Brasil há mais de uma década, mas os estudos sobre essa temática ainda são muito incipientes em nosso país. Nessa videoconferência, a pesquisadora Camila Moreno analisará as relações econômicas entre a China e a América Latina, com destaque para o Brasil, no contexto de ascensão chinesa pós-1978. Além disso, valendo-se da perspectiva "metabólica" dos debates sobre marxismo ecológico, buscará refletir até que ponto a "civilização ecológica" proposta pela China se diferencia dos esquemas de mercado. Como mediador estará o membro da Revista Leste Edelson Parnov.

Conferencista

Camila Moreno é graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Atualmente, é pós-doutoranda da Universidade Humboldt de Berlim e integrante do Grupo Permanente de Trabalho Alternativas al Desarollo e do Grupo de Trabalho de Ecologia Política do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). É autora dos livros "O Brasil made in China: para pensar as reconfigurações do capitalismo contemporâneo", "Carbon metrics? Global abstractions and ecological epistemicide" e "Lateinamerika - Bioökonomie-Region der Zukunft?".

Mediador

Edelson Parnov é graduado em Ciências Sociais e graduando em História, em ambos os casos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH/UFF) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo (PPGHS/USP). Pesquisa as relações de gênero e a cultura visual na China entre 1949 e 1976.


VIDEOCONFERÊNCIA