A Presença Chinesa no Brasil

do exotismo à colaboração

15 de agosto de 2020, às 19:00

Consolidando-se como uma das correntes de imigração mais notáveis nas últimas décadas, a imigração chinesa tem uma longa história em território nacional. Nessa videoconferência, trataremos de diversos aspectos históricos, econômicos e culturais da presença chinesa no Brasil, debatendo algumas de suas consequências e impactos ontem e hoje. Para tanto convidamos a doutoranda Kamila Czepula (UFRRJ) para esse diálogo. Como mediadores estarão os membros da Revista Dra. Andrea Longobardi (USP) e o Me. Victor Hugo L. Peres (UFPE).

Kamila Czepula

Possui graduação pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - FAFIUV / UNESPAR (2013). Mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho - UNESP (2017), com a dissertação "Os indesejáveis 'chins': um debate sobre a imigração chinesa no Brasil Império (1878-1879)". Atualmente, é doutoranda pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Ela desenvolve pesquisas na área de História, com foco nos seguintes temas: religião, gênero, intelectuais, imigração chinesa, e relações culturais sino-luso-brasileiras. Na conferência, apresentará uma fala intitulada: "Do século 19 aos tempos atuais: os chineses vistos pelos olhos dos brasileiros, o que mudou? "

Andrea Piazzaroli Longobardi

Tem mestrado e doutorado em História. Ela abordará a presença de referências visuais chinesas nas decorações sacras ibérica e mineira do Século XVIII e como os chineses eram descritos em livros europeus da época. Andrea também trará para o debate suas reflexões mais recentes sobre a situação atual de integração de crianças imigrantes chinesas no sistema de educação brasileiro e os desafios futuros desse processo.


Victor Hugo Luna Peres

Mestre em História, desenvolveu trabalhos sobre imigração chinesa na América Latina no século XIX. Na conferência, ele tratará das múltiplas e complexas experiências de vida e trabalho dos imigrantes chineses em diversos setores geográficos e laborais do Brasil oitocentista. Procurará também problematizar e discutir a produção contemporânea de discursos a respeito dos imigrantes chineses e suas raízes históricas.

Videoconferência