Chineses no Brasil

entre projetos e vivências (sÉC. XIX-XX)

Mediação: Kamila Czepula_Doutoranda UFRRJ

André Bueno_ (UERJ)

Biografia: André Bueno é professor adjunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ e pesquisador da Fundação Biblioteca Nacional (2018-2019). Tem experiência na área de História e Filosofia, com ênfase em Sinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Pensamento chinês, Confucionismo, História e Filosofia antiga, diálogos e interações culturais Oriente-Ocidente e Ensino de História. É coordenador do Projeto Orientalismo, para difusão de fontes e materiais sobre história e cultura da China e Índia antigas, foi membro da Associação Europeia de Estudos Chineses e da Associação Europeia de Filosofia Chinesa, e atualmente integra a Rede Iberoamericana de Sinologia, a Rede Brasileira de Estudos Chineses e a Associação Latino Americana de Estudos Afro-asiáticos, ALADAA.

Título da Apresentação: A Nova China no Brasil: um projeto migratório chinês no século 19

Resumo: O objetivo dessa apresentação é analisar os projetos de migração e colonização do Brasil elaborados entre os anos de 1880-1900 pela Dinastia Qing, que visavam transferir milhares de chineses para o nosso país e se inserirem numa nova visão geopolítica e cultural sínica. Neste trabalho veremos as iniciativas de Xue Fucheng, Fu Yunlong e Kang Youwei, funcionários e intelectuais do império chinês.

Daniel Véras_(PUC-SP)

Biografia: Daniel Veras é Doutor em Ciências Sociais, Mestre em Comunicação e Semiótica e Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Além de Pesquisador Doutor do Núcleo de Estudos Brasil-China da FGV Direito Rio, faz parte do corpo docente do Curso de Verão de História da Ásia Moderna, Sociologia e Filosofia promovido pela China University Summer Schools Association (CUSSA) com universidades dos EUA. Foi, ainda, pesquisador da Prefeitura de Santo André-SP e professor de Estudos Brasileiros na Hubei University, China, onde estabeleceu intercâmbios culturais e educacionais entre Brasil e China por meio de uma parceria entre o Instituto Confúcio e a Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Título da Apresentação: Imigração chinesa em São Paulo

Resumo: A apresentação parte do pressuposto de que forças pull e push atuam nos processos migratórios. Assim, no caso, por razões econômicas, sociais e políticas, a China expele parte de sua população. O Brasil, sobretudo na passagem do século XIX para o XX, se torna polo de atração de trabalhadores de diversos países. Neste processo dialético, o novo surge, que é a comunidade sino-brasileira, resultado-síntese deste complexo processo. Aqui analisamos as transformações culturais decorrentes do processo. Mais recentemente, os chineses retornados à China, bem como identidades debatidas nas redes sociais adicionaram diversas nuances ao fenômeno.