O projeto "Contadores de histórias" já está em ação!
Este ano começou a sua atividade com a leitura da obra "O frigorífico da Magui" de Lois Brandt.
Esta história está inserida na comemoração do Dia Mundial da Alimentação onde se pretende Promover a consciencialização sobre a importância de uma alimentação saudável e acessível para todos.
Este livro de Marisa Araújo (Texto) e Joana Pinto (ilustração) foi a fonte inspiradora de um projeto interdisciplinar, destinado aos alunos do 4.º Ano de Escolaridade do AESV.
Tudo começou com a leitura e exploração da história em contexto da atividade “Contador de Histórias” na sala de aula da EB de Paradela do Vouga e nas Bibliotecas das EB de Sever do Vouga e Rocas do Vouga.
Os alunos trabalharam diversos temas (Ambiente, Sustentabilidade, Artes, Ciências Naturais, Informática, Matemática, Programação e Robótica).
Organizados em grupo, os alunos realizaram pesquisas orientadas, mediante Guião de Pesquisa, o qual os direcionou para os pontos-chave da narrativa: Património Natural; Património Edificado; Fauna e Flora do Concelho de Sever do Vouga que está integrado no espaço natura - “Montanhas Mágicas”.
Ao longo do processo de produção e construção do saber/do conhecimento, os momentos foram objeto de registos áudio, fotográficos e em vídeo, que depois de editados, constituíram o produto final de todo o roteiro de aprendizagem.
(Clica na imagem ao lado para veres o vídeo do projeto)
Os grandes nomes da nossa História são para lembrar e comemorar. Nos 500 anos do seu nascimento, celebramos aquele que é um dos nossos maiores poetas e um dos grandes símbolos da nossa língua.
Ao longo do ano vamos partilhar os trabalhos que os nossos alunos irão realizar no âmbito das celebrações.
As turmas do 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga aceitaram o desafio proposto pela Rede de Bibliotecas Escolares em articulação com o Ministérios da Educação, Ciência e Inovação no âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões e retrataram o nosso mais ilustre poeta.
(Clica na imagem ao lado e serás transportado para a apresentação)
O livro da minha vida, bem, não diria o livro da minha vida, mas antes o livro de muitos momentos da minha vida. É um livro de poesia, de uma grande amiga da faculdade, Rosa Oliveira, o qual é muito especial para mim, pois testemunhei a sua grande paixão pela poesia e pelas palavras e os seus primeiros passos enquanto escritora. Verbo Liberto é o seu olhar sobre a sua cidade adotiva – Aveiro (e sua região), cidade que também foi a minha casa durante vários anos de estudo e com a qual me identifico muito. Neste livro ela canta a praia, as gaivotas, o vento, o cheiro a maresia, o nevoeiro, com a beleza da simplicidade.
Sempre tive um grande fascínio pela poesia (quando era jovem ainda rabisquei alguns poemas), pela escolha das palavras certas, dos sentidos metafóricos...É por isso que “ser poeta é ser mais alto”, é ter o dom de por vezes em tão poucos versos conseguir transmitir mensagens tão grandiosas e sublimes.
Faltou-me dizer que com este livro de poemas a Rosa ganhou o Prémio Literário José Estêvão em 1989. Em 1985, o Conselho Pedagógico desta escola criou este prémio para incentivar a criação literária (prosa e poesia) nos jovens que estudam nas Escolas Secundárias e nas Escolas de Ensino Superior de Aveiro. Talvez esta obra poética seja inspiradora para muitos jovens que gostam de ler ou escrever. É um livro pequeno, muito fininho, com apenas 15 poemas, e sempre que o meu olhar recai sobre ele na minha estante não resisto a relê-lo, porque ele é fruto de uma enorme sensibilidade e após a sua leitura sinto-me sempre abraçada pela sua serenidade.
Por estes motivos, ou simplesmente pelo prazer de ler, convido-vos a saborear Verbo Liberto.
Zita Figueiredo (Coordenadora do Departamento de Línguas do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga)
Desafio 5