O Contador de Histórias

O livro tem sido o ponto de partida para muitas das atividades que tens realizado nas aulas.

Este é o espaço onde podes acompanhar e partilhar as tuas aventuras e dos teus colegas pelo fantástico mundo das histórias...

Espaço do Contador de História na Biblioteca da Escola Básica de Rocas do Vouga.

Espaço do Contador de História na Biblioteca da Escola Básica de Sever do Vouga para alunos do 1.ºCEB.


O programa “Escanifoquê? À Procura dos Escanifobéticos do Oceanário”, para o pré-escolar e 1.º ciclo, é uma visita guiada que se desenvolve a partir de um deslumbrante e divertido livro com textos de Ricardo Henriques e ilustrações de André Letria. Nesta nova atividade, a mascote do Oceanário de Lisboa, o Vasco, parte numa viagem salgada que explora os vários recantos do Oceanário, para mostrar os animais mais estranhos que nadam por lá, dando a conhecer as suas principais características. No caminho, encontra papagaios que pintam os lábios, tubarões que disfarçam os ovos de algas e um peixe famoso que precisa de ajuda para lhe catarem os “piolhos”.

O que faz um hipopótamo fêmea sair da selva e ir à cidade? Uma ótima casa de banhos!

Um urso polar muito friorento, recebe um postal do seu tio Lino, um velho urso pardo que vive na floresta, pedindo-lhe que o vá ajudar. Será que ele vai e volta às origens?

Luísa Ducla Soares explica, aos mais novos, o significado de alguns dos Direitos das Crianças como, entre outros, o direito a ter um nome, a uma educação, à proteção, o direito a ter uma família e a poder brincar. Mas a autora termina lembrando que as crianças têm também deveres. 

2.º SEMESTRE

    Proposta de leitura para o 1.º e 2º ano de escolaridade. É uma coletânea de poemas que António Mota deseja partilhar com os seus leitores, descrevendo a vida de todos os dias. Uma formiga que vai calada e ligeirinha. Um baloiço que serve de mirante. As noites solitárias. Os bichos. Os sonhos.

Proposta de leitura para o 3.º e 4.º ano de escolaridade, para apoio a projetos sobre o corpo humano/saúde. Filipe Come-Come era um rapaz malandro que comia tudo o que lhe apetecia: bonecos, caroços, canetas, papel... Desde que gostasse do cheiro, nada mais lhe importava. Um dia, a sua fada - essa vozinha que nos avisa quando estamos quase a fazer uma asneira, mas a quem Filipe Como-Come nunca dava ouvidos -, decidiu pedir ajuda às outras fadas e marcou uma reunião na cidade Madrinha. Queria que Filipe Come-Come fosse um menino saudável. A partir daí, e depois de uma dura decisão da Fada Mandona Rosa, a história complica-se. Filipe Come-Come transforma-se em árvores e arrisca-se a ficar assim para sempre. Quem poderá salvá-lo? Uma história cheia de aventura em que a fantasia se confunde com uma grande preocupação de todos os pais: criar bons hábitos alimentares nos mais novos.

   Ynari é uma menina com cinco tranças e muita vontade de conhecer outras aldeias.

Perto do rio, Ynari encontra um homem pequenino e descobre que a guerra também faz parte do mundo. Com a ajuda das suas cinco tranças, a menina vai mostrar que as crianças, com magia e ternura, podem mudar todas as aldeias e acabar com todas as guerras.

Numa viagem de sensibilidade e sabedoria, com estrelas e cores, é possível inventar ou destruir palavras. Brincando com os sentidos da vida e da paz, Ynari redescobre uma palavra antiga cheia de uma magia nova: «amizade»    

   O brilho das suas escamas iluminava a água sempre que passava, ao mesmo tempo que chamava a atenção dos outros peixes, que o admiravam e lhe pediam para brincar com ele, apesar da sua indiferença e vaidade. Porém, tudo mudou quando o peixe Arco-Íris negou insultuosamente uma das suas escamas cintilantes a um peixinho azul que, indignado, foi contar o sucedido aos seus amigos. A partir desse momento ninguém quis ter mais nada a ver com o peixe Arco-Íris e todos lhe viravam as costas quando se aproximava. Então, ele ficou só..   

   Este livro encantador conta as aventuras de uma ovelhinha preta — como salvou todo o rebanho durante a tempestade de neve e deu ao pastor uma ideia brilhante. Bem feito para o cão! Um livro para crianças sobre a igualdade e a diferença, com desenhos a preto e branco.  

1.º SEMESTRE

    Um conjunto de cinco contos encantadores e divertidos, que também nos deixam a pensar. Há a história de um rapaz condenado a carregar desde a nascença um nariz do tamanho de um chouriço e que, aos poucos, transforma a sua desgraça em graça. Há também a história de quatro ladrões que são enganados por uma luz esverdeada que lhes falava ao ouvido. E a história de Pedro e Inês, que se queriam bem, mas se desencontraram durante a vida inteira (e na outra também). E a história do Senhor Pascoal, que deu a volta ao mundo à procura da felicidade e só a encontrou quando deixou de a procurar. E ainda a história de um homem ambicioso e agitado que não dava descanso ao seu anjo da guarda. Tanto quis e tanto andou, que acabou onde tinha começado. 

   Numa noite fria de Ano Novo, uma pequenina vendedora de fósforos vagueia sozinha pelas ruas, tentando arranjar algum dinheiro para comer. Sem conseguir vender nada, não se atreve a voltar para casa receando o castigo do pai. Resolve abrigar-se entre duas casas e aproveita os últimos fósforos para se aquecer. Cada fósforo que acende traz-lhe visões maravilhosas que a fazem muito feliz.