Videoarte

Vozes indígenas

Alberto Alvares

(nome em português)

Tupã Ra'y

(nome em guarani)

Cineasta do povo Guarani, nasceu no Mato Grosso do Sul (1983, Brasil), junto à fronteira com o Paraguai. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Faz documentário, como realizador, montador, director de fotografia, historiador e por vezes até actor. Tem experiência como professor de vídeo e é tradutor e professor de língua Guarani na Universidade Federal Fluminense. Trabalhou no Laboratório do Filme Etnográfico - UFF, do Museu do Índio/Funai, e no Observatório da Educação Escolar Indígena - FAE/ UFMG.

Ficha técnica:

HD vídeo, 16:9, cor, som, 4' 53'', 2018

Denilson Baniwa

Artista do povo Baniwa, nasceu em Darí, no estado do Amazonas (1984, Brasil). Vive e trabalha em Niterói. É artista gráfico de ilustração/desenho/pintura, director de arte e designer. É co-fundador e director da Radio Yandê, a primeira web rádio indígena brasileira, e criou o Denilson Baniwa - Estúdio para pensar design, ilustração e arte em relação com a cultura indígena brasileira. É activista dos direitos indígenas.

Ficha técnica:

HD vídeo, 16:9, cor, som, 4' 29'', 2018

Ibã Huni Kuin

Artista do povo Huni Kuin, nasceu em Tarauacá, no estado do Acre (1964, Brasil). É txana, mestre de cantos na tradição do seu povo. Estudou na Universidade Federal do Acre e ao tornar-se professor, aliou saberes indígenas aos conhecimentos ocidentais, pesquisando com os seus alunos tradições e rituais em risco de desaparecer. Criou o projeto Espírito da Floresta visando, com o seu filho Bane, investigar processos de tradução multimedia (desenho, pintura, escrita, vídeo) para esses cantos, compondo o colectivo de pesquisadores-artistas MAHKU – Movimento dos Artistas Huni Kuin. Expôs individual e colectivamente no Brasil e foi indicado para o prémio de arte PIPA 2016.

Ficha técnica:

HD vídeo, 16:9, cor, som, 10' 02'', 2013

Vídeo gravado para a exposição ¡Mira! Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas, por Rafael Fares

Jaider Esbell

Artista do povo Makuxi, nasceu na bacia do Rio Branco, estado de Roraima (Brasil, 1979). Vive e trabalha em Boa Vista. É artista multimedia, escritor e produtor cultural independente. Criou a Galeria de Arte Indígena Contemporânea. Recebeu o prémio de arte PIPA 2016 na categoria votação online e o prémio Selo Funarte 2010 de Literatura com a obra “Terreiro de Makunaima - Mitos, Lendas e Estórias em Vivências”. Expôs individual e colectivamente no Brasil e EUA.

Ficha técnica:

Vídeo gravado com telemóvel, cor, som, 4' 55'', 2018

Marilya Hinostroza

Artista do povo Wanka, nasceu em Huacrapuquio, na província de Huancayo (Peru, 1990). Vive e trabalha em Lima. Artista de desenho e pintura. Estudou na Escuela Nacional Superior Autónoma de Bellas Artes del Perú, onde recebeu a Medalha de Prata em pintura (2013). Foi finalista em vários concursos de artes, incluindo o Salón Nacional de Pintura Icpna 2015, destacando-se entre os artistas emergentes da pintura peruana. Expôs individual e colectivamente não só no Peru, como na Bolívia, Espanha, EUA, Inglaterra e México.


Ficha técnica:

HD vídeo, 16:9, cor, som, 7' 03'', 2018