Geografia Évora

O município de Évora localiza-se em meio à grande planície alentejana, caracterizada por uma ondulação muito suave e altitude média de 240 km. Com uma área de 1 309 km², o município ocupa 5% da superfície da região do Alentejo. A área urbana de Évora abrange 1 643 ha.[23]

A paisagem da região de Évora caracteriza-se pelo cultivo extensivo de cereais, com manchas de pastagem e florestas de sobro a azinho. Vinhedos, olivais e arrozais também são parte da paisagem.

O clima da cidade é tipo mediterrânico, segundo a Classificação climática de Köppen-Geiger, com chuvas distribuídas de maneira desigual ao longo do ano: a pluviosidade máxima regista-se no inverno; no Verão, Évora é a capital de distrito mais quente, seguida da cidade de Beja. A temperatura média anual é de 15,8 °C, mas as variações mensais de temperatura são grandes; a média mensal mais alta dá-se em agosto (23,3 °C) e a mais baixa em Janeiro (9,3 °C). A temperatura mais baixa alguma vez registada foi -5 °C e a mais alta 44,5 °C. Os nevões são eventos raros. Um dos últimos ocorreu a 26 de janeiro de 2006, dia em que também nevou em Lisboa.