Turismo

Museu do Queijo


A história da produção de queijo na Serra da Estrela é, no mínimo, fascinante! Numa pequena aldeia, situada a apenas 14 km da Covilhã, encontrará o interessante Museu do Queijo. Este museu conta a história de dóceis ovelhas, de sábios pastores que habitam as montanhas desde os primórdios, de rotas dos rebanhos através de Portugal e Espanha. E o guia do museu, o Pedro, é um anfitrião fantástico que conta todas essas histórias com sentido de humor, um conhecimento profundo e uma imensa hospitalidade! 

Serra do Açor


A Serra do Açor é uma serra no centro de Portugal, junto à Serra da Estrela. Abrange áreas de seis concelhos, na totalidade: Arganil, Pampilhosa da Serra, parcialmente: Covilhã, Seia, Oliveira do Hospital e Góis, onde se localizam freguesias históricas como o Piódão, Vide, Avô, Fajão, e São Gião, e é nesta última freguesia que começa a Serra do Açor.

A Serra do Açor faz parte da Cordilheira Central, da qual também fazem parte a Serra da Lousã e a Serra da Estrela. O ponto mais alto da Serra do Açor é o Pico de Cebola (1418 metros). Este local está situado na zona limítrofe dos concelhos da Covilhã, Pampilhosa da Serra e Arganil e é o 5º ponto mais alto de Portugal Continental (o 9º se incluirmos os arquipélagos).[1] [2]

A Serra do Açor tem ainda outros pontos de grande elevação, dos quais se destacam, o Monte do Colcurinho (1242 m de altitude), o Alto de São Pedro (1341 m), no Alto Ceira, e o Cabeço do Gondufo (1342 m de altitude) onde perto deste cabeço, a 1118 m de altitude, nasce o rio Ceira. Todos este locais, são zonas de grande beleza e pontos de interesse turístico a visitar. Aí se situa a área de Paisagem Protegida da Serra do Açor.


Quinta das Minas da Recheira


A Quinta das Minas da Recheira é um local único no país, diferenciador e inovador, resultado da recuperação de um antigo complexo mineiro de estanho e volfrâmio, que parou no tempo há mais de 50 anos.

Nesta visita poderá visitar as galerias mineiras, rodeadas de mistérios e surpresas, a observação dos seus filões de quartzo mineralizados e a grandiosidade das chaminés mineiras de ventilação.

ENQUADRADO UMA PAISAGEM MARAVILHOSA DA SERRA DA ESTRELA E DO CORREDOR ECOLÓGICO DO VALE DO RIO ZÊZERE – UM OÁSIS NATURAL A SER EXPLORADO!