Nesta seção apresentam-se livros que registram temáticas concernentes aos documentos arquivísticos digitais, como: preservação digital, validade do documento eletrônico, certificação digital, gerenciamento arquivístico de documentos eletrônicos, etc.
Essa obra é fruto da dissertação de mestrado de Antônio Terêncio G. L. Marques, através da qual o autor procurou debater e discutir determinadas perspectivas, em razão do impacto trazido pela Revolução Tecnológica, que nos impôs uma série de reflexões envolvendo aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos e jurídicos, que se fizeram e estão presentes, a todo o momento, nessa nova sociedade, a da informação.
Autor: Antônio Terêncio G. L. Marques
O livro 'Arquivística - temas contemporâneos' é uma coletânea de textos técnicos que buscam suscitar reflexões e debates entre os profissionais das áreas de gestão de documentos, da informação e do conhecimento, abordando aspectos da área Arquivística atualmente em voga e necessários à evolução da discussão científica.
Autores: Vanderlei Batista dos Santos, Humberto Celeste Innareli e Renato Tarciso Barbosa de Souza
Referência da Arquivologia Brasileira, Astréa, Andresa e Danuza trazem ao leitor o presente livro: Arquivos - Físicos e Digitais, com que o profissional da informação se depara no dia - dia: a fidelidade dos originais, o tempo perdido em busca de documento, o resgate da história que se cria, numa avalanche de documentos eletrônicos, antes mesmo que os papéis sejam recuperados para o registro da memória em nosso país. Esses e outros temas da moderna Arquivologia são tratadas de formas simples e objetiva pelas autoras, nesta obra.
Autoras: Astréa de Moraes e Castro, Andresa de Moraes e castro e Danuza de Moraes e Castro
O livro reúne textos do II Seminário Internacional do Arquivo Público Mineiro: Documentos Eletrônicos: Gestão e Preservação, realizado em novembro de 2007, na Faculdade de Direito da UFMG, além de alguns trabalhos traduzidos.
Os textos trazem questionamentos acerca da complexidade do cenário que se formou com a produção de documentos em meio eletrônico. Os autores tratam, entre outros aspectos, das potencialidades das tecnologias da informação, dos limites impostos à teoria e à prática arquivísticas e dos impactos causados em conceitos que se enraizaram por séculos.
Organizadores: Marta Eloísa Melgaço Nevez e Leandro Negreiros
Esta obra apresenta-se, em língua portuguesa, um estudo sério, consolidando princípios e conceitos de arquivologia em relação aos documentos eletrônicos e buscando o fortalecimento da interdisciplinaridade com a ciência da informação e desta com a informação e a diplomática.
Autora: Rosely Curi Rondinelli
Ao ser publicada em fevereiro de 2002, a primeira edição deste livro tornou-se, também, a primeira publicação técnica arquivística nacional a discutir os documentos eletrônicos, provocando um rápido esgotamento da pequena tiragem editada pela ABARQ. Nesta segunda edição, além de reapresentar e atualizar as propostas de definições para esses documentos, aborda questões ligadas ao acesso, conservação, preservação e avaliação, delinea um panorama geral da discussão sobre os documentos eletrônicos no âmbito nacional e internacional, revisa a legislação brasileira que aborda o tema e aponta a realidade dos arquivos públicos no tocante à gestão de documentos eletrônicos.
Autor: Vanderlei Batista dos Santos
Discussões conceituais parecem, a priori, interessar somente a acadêmicos, especialistas e estudiosos. No entanto, quando se trata de uma questão contemporânea como "documentos digitais", a discussão rompe as fronteiras de um espaço delimitado e limitado e o interesse se amplia - passando à sociedade inteira. No caso deste livro, para perceber que o assunto é de interesse geral, basta lembrar a natureza desse tipo de documento, cujo aspecto comprobatório é decisivo como prova, tornando-se um contundente argumento em questões jurídicas, que podem atingir qualquer cidadão. Confiabilidade e autenticidade são as qualidades que devem configurar o documento arquivístico digital e podem se estender a qualquer outro, independentemente de sua origem, forma e função.
Trata-se de uma obra fundamental para o entendimento do documento arquivístico digital, com dimensão, alcance e repercussões que vão além das suas áreas específicas de conhecimento - vão até toda a sociedade brasileira.
Autora: Rosely Curi Rondinelli
Este livro, propõe um modelo de gestão do processo de preservação digital voltado especificamente para instituições de ensino superior. A obra analisa conceitos e modelos de gestão de informação, discute questões como a necessidade de uma cultura de preservação digital, a implantação de um modelo de gestão a ela adequado e os custos de todo o processo. Analisa ainda os aspectos que norteiam a preservação digital e o modo como as instituições vêm tratando dos problemas decorrentes de sua implantação. O tema é importante para as universidades: geradoras de grandes volumes de conteúdos científico, tecnológico, cultural, artístico, essas instituições têm normalmente como meta compartilhar esse conhecimento com a sociedade. As universidades também produzem inúmeros documentos administrativos que servem de referência para os gestores e colaboradores das instituições de modo geral e, como os conteúdos, precisam ser preservados, pois irão formar sua memória. Se a digitalização de todo esse material é, porém, algo inevitável, há um desafio a ser enfrentado: lidar com uma tecnologia que oferece um leque crescente de alternativas e cujos componentes estão sujeitos a mudanças constantes. Os programas, as máquinas que os suportam e até os arquivos sofrem alterações significativas ao longo do tempo. Simultaneamente, é preciso definir como escolher o que deve ser preservado e como desenvolver e gerenciar esse processo, complexo e repleto de detalhes.
Autor: José Carlos Abbud Grácio