Daniel Flores
Pesquisador CNPq PQ2 - Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Doutor em Documentação pela USal, concluiu o Doutorado em Metodologías y Líneas de Investigación en Biblioteconomía y Documentación - Universidad de Salamanca/España em 2006 (Revalidado/reconhecido no Brasil ao título de Doutor em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT com bolsa CAPES). Desenvolveu estágio de Pós-Doutorado financiado pela Fundação Carolina na Espanha de 2008 a 2009 em Documentos Digitais: Gestão e Preservação. Concluiu o mestrado em Engenharia de Produção na linha de pesquisa Tecnologia da Informação pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria em 2000, tornou-se especialista em Organização de Arquivos pela USP - Universidade de São Paulo em 1998, graduou-se como bacharel em Arquivologia em 1998, desde o ano de 1995. É líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos - Ged/A e do Grupo de Pesquisa em Patrimônio Documental Arquivístico registrados no CNPq e orientou bolsistas de Iniciação Científica. É Consultor de Projetos Arquivísticos. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Documentação da Universidade Federal de Santa Maria, desde 1998. Docente Permanente do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural/PPGPPC-UFSM, Docente Colaborador do Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos - PPGARQ - UNIRIO. É Consultor da Capes, membro presencial da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos - CTDE do CONARQ - Conselho Nacional de Arquivos / Arquivo Nacional. Foi o presidente fundador da Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul - AARS em 1999. Atualmente coordena projetos de pesquisa e extensão. Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Documentos Digitais, Preservação Digital, Gestão Arquivística de Documentos Digitais, Sistema de Arquivos, Arquivologia, Arquivística, Projeto de Arquivo, GED, Tecnologia da Informação, Gestão Eletrônica de Documentos, Automação em Arquivos, Documentos Eletrônicos, Digitalização de Documentos e Software Livre - SL.
Claudineli Carin Seiffert
Mestranda em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2008). Especialista em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2012), membro do Grupo de Pesquisa em Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos - Ged/A. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora de Gestão Documental da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase principalmente nos seguintes temas: arquivologia, gestão de documentos, arquivos acadêmicos, sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGADs), documentos digitais, protocolo, acesso à informação, preservação do patrimônio documental e centros de memória e documentação.
Eliseu dos Santos Lima
Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Especialista em Gestão em Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), membro do Grupo de Pesquisa em Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos - Ged/A. Arquivista, lotado no Departamento de Gestão Documental da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase principalmente nos seguintes temas: arquivologia, gestão de documentos, documentos digitais, preservação de acervos, formação/atuação profissional do arquivista e arquivos universitários.
Murilo Billig Schäfer
Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), membro do Grupo de Pesquisa em Gestão Eletrônica de Documentos Arquivísticos - Ged/A. Arquivista, lotado no Departamento de Gestão Documental da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Tem experiência na área de documentação, atuando principalmente nos seguintes temas: arquivologia, gestão de documentos, preservação digital, digitalização de documentos arquivísticos e Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos (SIGADs).