Localização: Adelaide, Austrália
Arquitetos: Architectus
Área: 22000m²
Ano: 2024
Desenvolvido para abrigar atividades interdisciplinares de pesquisa voltadas para a área da saúde e ser um ponto focal da Universidade, o edifício foi implantado próximo ao Centro Médico de Flinders e ao Hospital Particular de Flinders. Essa integração entre o hospital e o centro de pesquisa propicia a união entre pesquisa, educação, conhecimento clínico e comunidade.
O edifício possui um bloco único e organiza-se em torno de espaços flexíveis para laboratórios, salas de ensino, áreas de pesquisa translacional e ambientes colaborativos. Além disso, foi criado um átrio ativo com escada central, que abriga café, salas de reunião e espaços versáteis para eventos. A transparência e a permeabilidade visual entre os ambientes reforçam a integração entre diferentes departamentos e o compartilhamento de conhecimento, por meio da combinação de áreas abertas de trabalho, salas silenciosas e espaços sociais.
A arquitetura valoriza o conforto ambiental por meio do uso intensivo de iluminação natural, estratégias de ventilação cruzada e materiais sustentáveis. As fachadas possuem brises verticais fixos, que regulam a ventilação passiva, além de possuírem uma representação artística indígena, que honra os povos originários da região. Ainda, cabe ressaltar que o edifício funciona com 100% de energia renovável, proveniente de painéis solares fotovoltaicos e energia eólica.
Fonte: ArchDaily, 2024.