Localização: Salvador, Brasil
Arquitetos: BCMF Arquitetos
Área: 16000m²
Ano: 2024
O projeto do Colégio Bernoulli em Salvador foi concebido a partir de ideais de modularidade e flexibilidade, essenciais para espaços de ensino, a fim de atender às necessidades educacionais atuais, mas também permitir adaptações para usos futuros. Projetada para atender 1600 alunos, a escola foi dividida em dois blocos principais, cada um com sete andares, dispostos em um ângulo de 20° para acompanhar a curva da Alameda das Catabas.
Para a organização das diferentes faixas etárias que convivem no edifício, foi realizada uma separação por cores e grafismos, em que cada andar corresponde a uma série escolar.
Assim, seu caráter verticalizado evidencia que o colégio é um excelente exemplo de edifícios que, apesar da grande escala, conseguem se tornar agradáveis e aconchegantes. Para isso, foram criadas diversas áreas de descompressão e encontros informais, favorecendo o diálogo e as interações sociais fora do ambiente da sala de aula. Ainda, por meio do escalonamento do volume, foi possível a criação de terraço-jardins, que também favorecem o bem-estar coletivo.
Por fim, destacam-se outras soluções relevantes, como: as aberturas para jardins verticais na fachada, a utilização de brises soleil para evitar o ofuscamento dos ambientes internos e a utilização de um térreo livre, com pilotis.
Fonte: ArchDaily, 2023.