Localização: Brasília, Brasil
Arquitetos: Paulo Zimbres
Área: -
Ano: 1972
Fonte: Ceplan / UnB.
O edifício da Reitoria da Universidade de Brasília é um marco icônico e histórico do campus, sendo um espaço convidativo e integrado à natureza. Projetada por Paulo Zimbres, o mesmo responsável pelo projeto urbanístico de Águas Claras, a Reitoria é um exemplar incrível do Brutalismo em Brasília.
Possui estrutura em concreto armado aparente robusta, moldada in loco, que contrasta com a aparência de leveza das passarelas e rampas de acesso ao edifício, que vencem meio pavimento por vez. Juntamente com a modulação da fachada e da planta, essas decisões demonstram a elevada racionalização construtiva empregada no projeto. Seu programa de necessidades foi dividido em duas alas, ligadas pelas rampas e pelo auditório suspenso. (LIMA, 2013).
O auditório é suspenso por cabos de aço, que atuam à tração, levando as cargas até à grelha estrutural e suprindo a necessidade de pilares. Essa elegante estrutura cria um volume envidraçado chamativo e que não compromete a altura livre do pátio central.
A grelha estrutural utilizada na cobertura, além de vencer os vãos necessários, cria um elemento de cobertura vazado sobre os jardins. Ela também corrobora com a leitura fluida do edifício, que, por ser todo vazado, se torna um edifício convidativo para a comunidade acadêmica, sem perder a imponência necessária.