Artista e professora Associada do curso de Artes Visuais-Escultura, na Escola de Belas Artes (EBA), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Imagem e Cultura, Mestre em Linguagens Visuais PPGAV/EBA/UFRJ, e Bacharel em Comunicação Visual pela EBA/UFRJ. Atua na área de arte contemporânea com ênfase em vídeo, fotografia e configurações tridimensionais. É líder do Grupo de Pesquisa A arte, a história e o museu em processo, CNPq/UFRJ, coordena o Projeto de extensão Intervenções: arte contemporânea nos museus do Estado do Rio de Janeiro, e o LABPROA, na EBA/UFRJ.
João Doe é artista visual graduado pela Escola de Belas Artes (UFRJ). Foi bolsista PIBIC do projeto de extensão Intervenções: arte contemporânea nos museus do Estado do Rio de Janeiro, participando da exposição no Museu da República..
Graduando em Artes Visuais - Escultura pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Vix Palhano é bolsita PROFAEX, do Projeto de Extensão Intervenções. O artista pesquisa as associações entre figuras "não verdadeiras" com as relações de mundo instauradas no biopoder, pensando o que é, o que não é artificial, e o lugar de presença de identidades e indivíduos entendidos como não reais
Alícia Nolyq é artista graduada em Artes Visuais- Escultura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ), onde atuou como bolsista PIBIAC, com a professora Beatriz Pimenta no projeto de extensão ''Intervenções: Arte contemporânea nos museus do estado do Rio de Janeiro'', no Museu da República. Sua produção/pesquisa artística aborda questões auto-reflexivas da pós modernidade e do cotidiano.
Estudante de Artes Visuais, na Escola de Belas Artes da UFRJ, Alice Silva (2000, Codó-MA) foi bolsista PIBIAC do projeto de extensão Intervenções: arte contemporânea nos museus do Estado do Rio de Janeiro, no Museu da República, dirigido por Beatriz Pimenta. Sua pesquisa atravessa questões indígenas ancestrais, afetuosas e cotidianas tecidas pelo bordado.
Graduanda em Artes Visuais - Escultura pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi bolsista PIBIAC do projeto de extensão Intervenções: arte contemporânea nos museus do Estado do Rio de Janeiro, no Museu da República. Pesquisa as noções de prática artística coletiva através do Típico Ateliê e de seu trabalho em dupla como Amanda & Isadora.
Graduada em Artes Visuais-Escultura, pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi bolsista PIBIAC do projeto de extensão Intervenções: arte contemporânea nos museus do Estado do Rio de Janeiro, no Museu da República. Pesquisa as noções de prática artística coletiva através do Típico Ateliê e de seu trabalho em dupla como Amanda & Isadora.
Graduada em Artes Visuais - Escultura pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi bolsista PIBIC do projeto de extensão Intervenções: arte contemporânea nos museus do Estado do Rio de Janeiro, durante a pandemia. Sua pesquisa é norteada pelas aproximações entre arte e natureza.
Doutorando em Artes da Cena pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense. (UFF) e bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ), atuou junto a Jandir Jr. em diversas exposições do projeto de extensão Intervenções: arte contemporânea nos museus do Estado do Rio de Janeiro. No campo da educação e mediação cultural, trabalhou em diversas instituições, como o Museu de Arte do Rio (MAR), Biblioteca Parque Estadual, Caixa Cultural e Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Atualmente, é educador no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio). Possui interesse em programas performativos que pensem o corpo e seus estudos transdisciplinares. Desde 2015 é funcionário da Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.
Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bacharel em Artes Visuais-Escultura, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ), atuou no Grupo de Pesquisa entre 2014 e 2016. Seus trabalhos envolvem estratégias variadas que se propõem refletir sobre questões que perpassam a vida cotidiana, tendo como foco a desmaterialização do objeto artístico.
Mestranda na UFF, Graduada em Artes Visuais-Escultura, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ), atuou no projeto de extensão Intervenções: arte contemporânea nos museus do Estado do Rio de Janeiro, no Museu da República, no MNBA e Museu da República. Trabalha a partir de suas vivências na cidade. Reposicionando símbolos cotidianos, propõe um diálogo entre o trabalho funcional e o circuito de arte contemporânea.
Professora adjunta e pesquisadora do curso de Artes Visuais - Escultura, na Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Artes Visuais pela EBA/UFRJ, mestra em Artes Cênicas e bacharel em Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Associada do Corpo Freudiano do Rio de Janeiro e colaboradora artística do Instituto do Ator - Escola de Especialização de Atores, colabora de 2019 no projeto de extensão Intervenções: arte contemporânea nos museus do Estado do Rio de Janeiro.
Graduado em Artes Visuais - Escultura pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e formado no Curso Livre de Preparação de Escritores (CLIPE - Poesia) da Casa das Rosas, foi bolsista PIBIAC do projeto de extensão Intervenções: arte contemporânea nos museus do Estado do Rio de Janeiro, durante a pandemia. Nasceu no Morro Santo Amaro e cresceu em Santíssimo, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Pesquisa o fazer artístico e a escrita enquanto práticas de autorrecuperação.
Professor adjunto do Departamento de História e Teoria da Arte e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, na Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutor e Mestre em Artes Visuais - História e Crítica da Arte pela EBA/UFRJ, especialista em História da Arte do Século XX e bacharel em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Ministrou cursos teóricos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV Parque Lage) e foi membro da comissão curatorial da galeria de arte do Instituto Brasil-Estados Unidos (IBEU). Atua como curador independente, colaborou no projeto de extensão Intervenções: arte contemporânea nos museus do Estado do Rio de Janeiro, no Museu do Ingá, Museu da República e Museu da Maré.
Doutorando e mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e bacharel em Artes Visuais - Escultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professor em estágio docência do Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF e atuou como educador do Museu de Arte do Rio (MAR). É membro do corpo editorial da revista Poiésis e revisor da revista Arte ConTexto. Ao lado de Antonio Gonzaga Amador, realiza a Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda., série de propostas performáticas desenvolvidas em instituições de arte pelos próprios artistas trajados com uniformes de segurança, fomentados por problemas relativos ao trabalho, à racialização e às institucionalidades no campo da arte contemporânea. Foi assistido por políticas de ação afirmativa em sua permanência na universidade. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Costuma enviar correspondências para pessoas que o desconhecem. Atuou no projeto de extensão Intervenções: arte contemporânea nos museus do Estado do Rio de Janeiro, no MDJVI da EBA/UFRJ, MNBA, Museu do Ingá e Museu da República.
Professor associado do Departamento de Arte e do Programa de Pós-graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Études et Pratiques des Arts pela Université du Québec à Montréal (UQAM), mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ e bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UFF. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes/UFF. Tem experiência em artes, com ênfase em artes visuais e arquitetura (urbanismo), atuando principalmente nos seguintes temas: processos de criação artística, teoria da arte, história da arte moderna e contemporânea, poéticas visuais contemporâneas, arquitetura e urbanismo. Atua como artista desenvolvendo trabalhos em que a experiência com o espaço urbano tem papel central. Foi editor da revista Poiésis da UFF. Tem pós-doutorado na École Supérieure d'art d'Avingon (Bolsa CAPES). Atuou como artista no projeto de extensão Intervenções: arte contemporânea nos museus do Estado do Rio de Janeiro, no MNBA, Museu Histórico Nacional, Museu do Ingá e Museu da República.
Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bacharel em Artes Visuais - Escultura pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Investiga os processos de digestão: o seu interior digestivo como um sistema aberto a outros seres e objetos ligados à comida. Pratica a digestão escultórica e a escultura alimentar, propondo a confusão entre o ateliê e o estômago. Atuou no projeto de extensão Intervenções: arte contemporânea nos museus do Estado do Rio de Janeiro, no MDJVI da EBA/UFRJ, MNBA, Museu Histórico Nacional, Museu do Ingá e Museu da República.
Graduando em História da Arte pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ), com experiência em pesquisa no campo das Artes Visuais. Foi vinculado ao grupo de pesquisa Artes/Museus (EBA/UFRJ). Estagiou na disciplina de Exposição do curso de Artes Visuais - Escultura (EBA/UFRJ), dedicando-se à curadoria de exposições de arte contemporânea e ao acompanhamento de projetos artísticos. Atuou experimentalmente como crítico de arte no Papelão Povera (periódico da Casa Povera, MG) e como pesquisador do projeto Ateliê Livre (PIBIAC/UFRJ). Tem como principais interesses de pesquisa: história, teoria e crítica de arte; história e historiografia da arte no Brasil; arte moderna e contemporânea; museus de arte, curadoria e exposições. Atuou no projeto de extensão Intervenções: arte contemporânea nos museus do Estado do Rio de Janeiro, no Museu do Ingá.
sou thiago saraiva
um oleiro de corpos-paisagem
que cresceu e ainda vive em cordovil,
periferia do rio de janeiro.
filho de mãe pernambucana e pai baiano;
neto de uma boia-fria e um doceiro;
bisneto de ceramista e costureira.
navego pelas fragilidades,
memórias e armadilhas humanas
de modo a criar lugares onde as vulnerabilidades
são potências, pulsões de vida.
podendo ser formas indefinidas de ser e estar
no mundo
Graduado em História da Arte, pela EBA/UFRJ, atuou no projeto de extensão Intervenções: arte contemporânea nos museus do Estado do Rio de Janeiro, no Museu do Ingá e durante a pandemia.