90 anos da Justiça Eleitoral

A Justiça Eleitoral completou, em 24 de fevereiro de 2022, 90 anos de existência, desde a sua primeira instalação em 1932, por meio do Decreto 21.076, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas. 

Se fosse possível assumir como um casamento a relação entre a sociedade brasileira e a Justiça Eleitoral, poderíamos dizer que, neste ano, estamos celebrando Bodas de Álamo, vez que se trata de uma espécie de árvore muito resistente, que sobrevive às mais intensas variações de temperatura. Tal é, de fato, a imagem de uma Justiça que tem enfrentado diversos desafios e obtido inúmeros sucessos e avanços ao longo dos anos, elevando esse ramo do Poder Judiciário Brasileiro ao patamar de referência mundial no que tange à seriedade e à competência com que realiza as eleições e promove a democracia. 

Assim, como ação voltada à celebração do seu nonagésimo aniversário, o TRE do Espírito Santo tem o privilégio de apresentar à sociedade esta página que contempla as inúmeras riquezas compreendidas nas histórias e memórias criadas ao longo do caminho percorrido pela Justiça Eleitoral Brasileira, cuja missão é a preservação e a valorização de sua jornada institucional. 

Tal página também reflete um trabalho colaborativo deste Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, ao lado dos Tribunais da Bahía, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Tocantins que manterão sua constante atualização para registrar os trabalhos prestados à sociedade ao longo dessas nove décadas.  

Como parte desse tesouro arquivístico constam a exposição dos 25 anos da urna eletrônica, a evolução das sedes do TRE/ES e das Zonas Eleitorais, a Galeria dos Presidentes e Corregedores, vários dados referentes à história dos municípios do Estado e, ainda, a entrevista realizada com o atual Diretor-Geral do TRE/ES, gravada em plena pandemia do novo Coronavírus.  

Convidamos você, caro visitante, a juntar-se a nós nesse espírito de celebração e sentir-se também protagonista dessa honrosa história.