Múltiplos caminhos corretos

Permita que diferentes soluções estejam corretas. Se algumas soluções são melhores do que outras, crie critérios claros que levem a pontuações bem definidas.

Você está atribuindo uma tarefa aos estudantes (fórum, atribuições de programação, questionários graduados, questionário de prática, avaliação de pares, entre outros) usando padrões de Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem, por exemplo.

Problema

Um tarefa, de forma geral, pode ser resolvida de várias maneiras Se você permitir que apenas uma solução esteja correta, então você não está sendo justo com os estudantes que encontraram alternativas equivalentes ou até mesmo melhores. No entanto, algumas alternativas podem funcionar corretamente, mas ainda não são boas soluções. Dar uma pontuação menor para soluções fracas pode parecer injusto para os estudantes.

Forças

  • É fato que, em quase todas as áreas de conhecimento, existem múltiplos caminhos para resolver um problema. Mesmo que você solicite aos estudantes que resolvam um problema usando um método específico, podem existir variações na implementação.
  • Você pode estar familiarizado com soluções alternativas, mas os estudantes podem surgir com novas estratégias de soluções. Às vezes, essas soluções são desajeitadas, outras vezes são inovadoras e até melhores que outras já conhecidas.

Solução

Permita várias alternativas como respostas corretas.

Ações

Defina, claramente, os objetivos de aprendizagem relacionados com a atividade (Objetivos de aprendizagem centrados no aprendiz).

Explicite, claramente, os critérios básicos de avaliação (o que deve ser feito, o que é esperado como solução, o que será avaliado).

Além disso, defina critérios adicionais que você espera para a solução (eficiência, inovação, dentre outros).

Use, também, uma Variedade de Soluções e Exemplos para, posteriormente, exemplificar possíveis formas de resolver as atividades propostas no MOOC.

Exemplo:

Na área de computação, é comum pedir que os estudantes escrevem algum código para resolver um problema. Eles podem apresentar um programa correto, mas que possua um desempenho ruim, difícil de entender e dar manutenção, ou simplesmente usa técnicas ruins de codificação.

Referência

Este padrão é uma adaptação de Multiple Right Ways, criado por Joe Bergin, Christian Kohls, Christian Köppe, Yishay Mor, Michel Portier, Till Schümmer, and Steven Warburton. 2015b. Assessment-Driven Course Design – Fair Play Patterns. Proceedings of the 22nd Conference on Pattern Languages of Programs, PLoP ’15(October 2015).