escrevendo Objetivos de aprendizagem efetivos e centrados no aprendiz
Objetivos de aprendizagem claros e mensuráveis para ajudar os estudantes a organizar o próprio estudo.
Objetivos de aprendizagem claros e mensuráveis para ajudar os estudantes a organizar o próprio estudo.
Você está planejando o MOOC e tem que gerenciar múltiplas expectativas: o que você quer que os estudantes aprendam, o que eles esperam aprender, a expectativa do mercado de trabalho, sua instituição ou colegas de área, em saber que você cobriu o material adequadamente.
Problema
Ao planejar um curso formal presencial ou virtual, é muito comum iniciar pela definição do conteúdo a ser coberto. Isso ocorre por várias razões, quer porque temos que seguir programas curriculares definidos pelas autoridades educacionais, porque temos livros didáticos bem conhecidos como referência, dentre outras. No entanto, o contexto aberto, online e massivo requer flexibilidade, diversidade de atividades e aprendizagem centrada no estudante.
Força
Solução
Reserve um tempo para indicar os objetivos de aprendizagem de forma clara e que possam ser mensuráveis. Torne-os visíveis no início do curso, aula e/ou atividade.
Ações
Tente pegar seus tópicos de conteúdo e transformá-lo em objetivos de aprendizagem para os estudantes. Comece no nível do curso e, em seguida, crie objetivos de aprendizagem mais específicos (nível de módulo, de aula, de vídeo, entre outros). Uma maneira de definir objetivos de aprendizagem mais ativos é ter em mente esta frase "até o final deste MOOC, os estudantes estarão aptos a fazer X, desenvolver a habilidade Y, etc.). Você também pode ter a Taxonomia da Bloom em mente ao identificar os objetivos de aprendizagem e torná-los mais explícitos para o aprendiz. Os participantes de um MOOC estão mais interessados em aplicar e desenvolver algo novo, então eles estão procurando um conhecimento de nível superior (aplicar, analisar, avaliar, criar) e uma aprendizagem contextualizada. Para concluir, assegure-se de que os objetivos de aprendizagem estejam sempre explícitos, para que os estudantes possam identificar aquilo que já deveriam ter aprendido ou realizado.
Referência
Este padrão é uma adaptação de Learning Outcomes, criado por Joe Bergin, Christian Kohls, Christian Köppe, Yishay Mor, Michel Portier, Till Schümmer, and Steven Warburton. 2015. Assessment-Driven Course Design – Foundational Patterns. EuroPloP’15. Kaufbeuren, Germany.