Criação do Mapa de aprendizagem

Combinando planejamento do curso, suporte à equipe e visão geral do conteúdo em um só lugar.

Você está prestes a iniciar o planejamento efetivo do seu MOOC, já indentificou o conteúdo que será abordado e explorou outras características que podem afetar o projeto de aprendizagem nesse tipo de curso.

Problema

Formalizar o planejamento de um curso usando um artefato que contribua para desenvolver um MOOC e em torno do qual a equipe do MOOC pode interagir e discutir, não é uma tarefa simples. Mesmo sabendo que esse tipo artefato atua como uma forma de transpor o curso planejado para uma plataforma de MOOCs, e também atua como uma linguagem escrita padronizada e facilmente compreendida por todos os membros da equipe, às vezes há uma relutância inicial do próprio instrutor e de outros membros da equipe em escrever e participar ativamente.

Força

  • Tal artefato deve servir como um roteiro para o instrutor e sua equipe planejarem o curso colaborativamente, mesmo que eles não estejam totalmente familiarizados com essa atividade.
  • Um artefato bem detalhado reflete a sequência dos passos e atividades que o estudante realizará na plataforma do curso.
  • Ele deve ser simples o suficiente para permitir o aperfeiçoamento contínuo do planejamento do curso e personalizações para outras plataformas.
  • É comum cometer erros quando não se está familizarizado com essa atividade, por isso toda atenção é necessária.

Solução

Gerencie e consolide o planejamento do curso por meio de um Mapa de Aprendizagem (também chamado de Mapa de Atividades). A natureza simples e visual desse recurso força o instrutor a preparar informações claras, curtas e significativas. O preenchimento é intuitivo e favorece atualizações rápidas.

Ações

Comece ajustando a estrutura do Mapa de Aprendizagem. Alguns dados de identificação são: nome do curso, nome da plataforma, e instrutores (equipe).

Dados relacionados ao design da aprendizagem incluem:

  • número da aula (ou semana);
  • título da aula (unidade ou tema);
  • objetivos de aprendizagem a serem alcançados pelos estudantes, os quais podem ser definidos por meio da Taxonomia de Bloom;
  • sequência e informações das atividades que devem ser realizadas na plataforma (leitura, vídeo, fórum, avaliação, etc);
  • sequência e informações das atividades que devem ser realizadas em Plataformas Adjacentes, caso sejam utilizadas.

Novos campos podem ser adicionados, uma vez que a estrutura do mapa pode variar de acordo com a plataforma e/ou estratégias de ensino utilizadas.

Existem diversas formas de iniciar o preenchimento do Mapa.

Um solução focada no design dirigido por avaliação e utilizando ideias inspiradas no modelo Flipped Learning é descrita a seguir:

a) inicie definindo os objetivos de aprendizagem a serem alcançados pelos estudantes, isto é, conhecimento e habilidades que os instrutores esperam que os estudantes aprendam/adquiram ao final do curso. Utilize Objetivos de aprendizagem centrados no aprendiz para projetar um curso focado no estudante, em vez de focar no conteúdo. Você pode definir objetivos gerais (do curso), por aulas ou módulos, e/ou para cada atividade.

b) Identifique atividades de avaliação que os estudantes devem completar para demonstrar que atingiram os objetivos definidos pelo instrutor. Os padrões de Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem podem ser utilizados.

c) A fim de que os estudantes adquiram os objetivos de aprendizagem definidos e sejam efetivamente avaliados, defina estratégias ativas de ensino aprendizagem, por meio dos padrões de Minimodelos de Estratégias ativas de ensino e aprendizagem. Podem ser definidas estratégias diferentes para cada aula, conjunto de aulas, ou uma única estratégia para guiar todo o curso. O padrão Desenho pedagógico do curso orientado pela Aprendizagem Invertida pode ajudar na orquestração das atividades de ensino, aprendizagem e avaliação.

d) Objetos de aprendizagem, na forma de Recursos Educacionais, podem ser utilizados na construção do MOOC (MOOC feito com Recurso Educacional Aberto).

O Mapa de Aprendizagem pode ser continuamente validado, seja por especialistas, tal como designers de aprendizagem (ou designers instrucionais), ou ainda representantes do público-alvo. Considere, também, usar o Instrumento de Apoio à Validação de Mapa de Aprendizagem para MOOC. Tal instrumento também é utilizado no padrão Ser ou não ser um MOOC.

Exemplo de Mapa de Aprendizagem