Desenho pedagógico orquestrado pela Aprendizagem invertida

Use fundamentos e princípios de Flipped Learning como estratégia pedagógica para orquestrar o processo de aprendizagem no seu MOOC.

Você conhece os passos para a Criação do Mapa de Aprendizagem do seu MOOC, mas ainda tem dúvidas sobre como construir um curso que contemple o maior número de características desejáveis para esse contexto (Ser ou não ser um MOOC).

Problema

A Criação do Mapa de Aprendizagem ajuda você e sua equipe a planejar o curso e a visualizar os passos do aprendiz na plataforma. Entretanto, a organização desses passos ou atividades, de forma contextualizada, inovadora, criativa e motivadora depende muito da experiência do instrutor e sua equipe. Falta um algo a mais que ajude você e sua equipe a melhorar a qualidade do projeto de MOOC.

Força

  • Repensar novas estratégias de ensino e aprendizagem no contexto online, aberto e massivo não é uma tarefa fácil.
  • Sem o apoio necessário, o instrutor tende a replicar no contexto virtual as mesmas estratégias utilizadas no ensino presencial ou no virtual formal.

Solução

Como estratégia pedagógica em nível de curso (geral), considere utilizar ideias de Flipped Learning (Aprendizagem Invertida ou Sala de Aula Invertida), mas aplicadas ao contexto virtual, aberto e massivo. Enxergue Flipped Learning como um arcabouço que é embasado em diversas teorias que ajudam a promover características requeridas para MOOCs (Ser ou não ser um MOOC).

Ação

Defina uma ou mais atividades que devem ser realizadas pelos estudantes Antes do curso começar, com o objetivo de ativar o conhecimento prévio e prepará-los para assumir um papel mais ativo. Também é uma forma de desenvolver competências relacionadas ao autogerenciamento ou autorregulação da aprendizagem.

Um Vídeo de boas-vindas deveria ser uma das primeiras coisas a serem apresentadas para os estudantes, a fim de esclarecer o funcionamento do curso.

Em seguida, para a plataforma principal do MOOC (Seleção da Plataforma de MOOCs mais adequada), adote padrões de Minimodelos de estratégias ativas de ensino e aprendizagem. Para cursos pequenos, recomenda-se uma única estratégia ativa para o fluxo principal do curso. Isso ajuda o instrutor e sua equipe a organizar a sequência e os tipos de atividades que podem ser realizadas pelos estudantes na plataforma. Adicionalmente, crie conexões entre as atividades Antes do curso começar e o curso em si. E também use padrões de Avaliação e acompanhamento da aprendizagem para verificar se os estudantes estão no caminho certo .

Faça uso de um espaço social de aprendizagem colaborativa, inserido na plataforma ou fora dela (Plataformas Adjacentes), que funcione como uma comunidade de aprendizagem e/ou repositório de recursos digitais de aprendizagem. Um ou mais Minimodelos de estratégias ativas de ensino e aprendizagem também podem ser adotados para orquestrar esse espaço.

Ao final do curso, crie novas conexões entre as atividades Antes do curso começar, o curso em si e o conhecimento obtido ao final. Volte a usar estratégias de Avaliação e acompanhamento da aprendizagem e validação do curso em si (Padrões de Avaliação do Curso).

A figura a seguir resume as principais ideias e elementos por trás deste padrão: