The art of bicycle wheel building

Roda

Tendo necessidade de instalar travões de disco na minha bicicleta, necessidade essa que surgiu devido ao desgaste do aro após muitos anos e quilómetros a travar com V-Brakes, decidi aventurar-me a montar umas rodas novas, de baixo custo, mas supostamente melhores que as mais económicas que se encontram no mercado.

A ideia foi aproveitar os aros, que apesar dos muitos quilómetros em cima, ainda estavam bons, tirando a questão do desgaste da superfície de travagem. Se a ideia era gastar pouco dinheiro, nada como aproveitar o que ainda podia ser usado.

A questão era escolher uns cubos novos e os raios.

Para os cubos foi fácil. A escolha é entre cubos de rolamentos ou de esferas. Tipicamente os de rolamentos são mais caros mas de manutenção mais simples. Os de esferas têm manutenção mais complexa mas são mais baratos. Como há quem diga que os de esferas, sendo bons duram mais e acabam por ser melhores, se o preço era melhor, a escolha estava feita. Após alguma pesquisa optei pelos Shimano SLX FH-M665 36h (atrás) e Shimano SLX HB-M665 36h (frente).

Em relação aos raios há muita escolha mas poucas marcas de renome e que apresentam algumas garantias de qualidade. Ir para para marcas de topo ficava bastante dispendioso, ainda mais que as rodas são de 36 furos. Assim, por questões de preço e principalmente para "testar" na primeira roda que montei (a da frente) optei por uma solução mais económica. Para frente foram os que existiam à venda localmente (inox 2 mm) e para a roda de trás foram os ACI Alpine 2.0/1.7/2.0, encomendados no ebay e de valor significativamente superior. Estes só foram comprados após ter montado a roda da frente e ter a certeza que a experiência tinha corrido bem.

Para me meter nesta aventura, mais pelo gosto da montagem em si que pela poupança de alguns euros, precisei de fazer muita pesquisa na internet. Apesar da imensa informação disponível, há um site com vasta informação sobre tudo o que se relaciona com bicicletas: Sheldon Brown Bicycle Tecnical Info. O senhor Sheldon Brown era um guru era apaixonado por tudo o que tivesse a ver com bicicletas. Ao longo dos anos criou um site com um repositório de informação técnica e não só, de elevada qualidade. Neste site está um excelente artigo sobre a montagem de rodas de bicicleta. Foi a minha bíblia para o processo: wheelbuilding.

Com esta montagem, feita em 2012, poupei cerca de 120 gramas no conjunto das duas rodas, passei a ter possibilidade de montar discos para os travões e tenho uns cubos e raios bastante melhores que os que tinha antes. Estas rodas ainda rolam em 2020.

Conselhos:

  • Os raios double butted como os ACI Alpine 2.0/1.7/2.0 são mais finos no meio (1.7 mm) do que nas extremidades (2 mm). São mais leves;

  • Comprar sempre a medida abaixo da medida calculada (desde que não ultrapasse os 2 mm de diferença);

  • Não tentar fazer uma roda num dia. Para ficar bem é um processo moroso;

  • Olear a rosca dos raios antes da montagem;

  • No meu caso não usei qualquer cola para fixar a porca (nipple) ao raio. Há quem recomende;

  • Seguir as instruções religiosamente;

  • É sempre melhor mais tensão do que a menos. Tipicamente as rodas vindas de fábrica têm menos tensão do que o recomendável.

Ferramentas necessárias:

  • Chave de raios;

  • Chave de fendas grande;

  • Se possível, suporte para afinação, mas há maneiras de contornar que funcionam perfeitamente (Foto 3, Foto 4, Foto 5).

Foto 1

Primeiro lado

Foto 2

Segundo lado

Foto 3

Suporte para afinação improvisado

Foto 4

Suporte para afinação improvisado

Foto 5

Suporte para afinação improvisado

Foto 6

A roda terminada

Desde 17/05/2020Atualizado em 17/05/2020