Tamiya Rising Storm

Tamiya Rising Storm

Desde que me lembro sempre tive alguma vontade de ter um carro telecomandado a sério e após alguma ponderação acabei por investir num buggy eléctrico, escala 1/10 da Tamiya. A escolha foi o Rising Storm. O Rising Storm é um modelo baseado no chassis DF-02 da Tamiya que foi lançado em 2004 sendo na altura (em 2005) um modelo recente que aparentava algum potencial. Optei pela versão em kit uma vez que parte da piada destas coisas é a montagem propriamente dita. Além disso a versão RTR (ready to run), em termos de especificações, era ligeiramente inferior.

Tamiya Rising Storm

Ao longo do tempo não fiz nenhumas alterações a não ser as que fiz naquela altura:

  • Rolamentos em todos os eixos (de série só tem rolamentos na transmissão);
  • Suspensão elevada, mediante a alteração do comprimento dos amortecedores;
  • Protecção metálica dos triângulos de suspensão da frente e dos apoios inferiores dos amortecedores da frente;
  • Segundo jogo de jantes e pneus (jantes HPI Super Star e pneus Pro-Line Dirt Hawg I.

De resto mantém o motor e variador eletrónico de série, bem como a relação de transmissão.

Atualmente este modelo continua a funcionar perfeitamente sem nunca ter tido a necessidade de ser desmontado. Provavelmente até precisa, pelo menos para fazer uma lubrificação com óleo fresco na transmissão e diferenciais e para uma revisão aos amortecedores (são de óleo e é provável que ao longo do tempo o nível tenha descido um pouco) mas a realidade é que não se nota nada de significativo que justifique manutenção, pelo menos para um utilizador como eu. As únicas intervenções que teve foram para substituir algumas peças que fruto de um tratamento mais agressivo se partiram. Esta é uma grande vantagem de adquirir um modelo de uma marca conhecida de relevo. Mesmo após passarem mais de 15 anos do lançamento deste chassis ainda se encontram peças à venda. Além disso há modelos posteriores a partilharem algumas peças.

Por fim falta referir um ponto que pode quase ser considerado um upgrade: atualmente em vez de usar baterias NiCd ou NiMh estou a usar LiPo. Há alguma dificuldade em encontrar baterias que caibam no espaço a elas destinado mas procurando bem nos sites do costume (e-bay, aliexpress, banggood) acabam por aparecer. Além de terem maior capacidade (logo a carga dura mais tempo) o aumento de performance é notório, principalmente em aceleração. Em velocidade máxima também se verifica um aumento. Até ao momento o variador e motor têm aguentado mas nota-se bem que aumentam bastante de temperatura.

Montagem

Desde 09/06/2020Atualizado em 21/06/2020