Comunicações Rádio

O tema das rádio comunicações sempre me despertou bastante interesse. No entanto, além dos walkie-talkies que tive enquanto era miúdo, só após me começar a dedicar ao todo o terreno é que tive contacto com os rádios mais a sério. Na altura investi num rádio CB, homologado em portugal, o Midland Alan 100 Plus, para permitir a comunicação entre veículos. É um rádio simples com AM e FM e potência de 4W que ainda funciona perfeitamente ao fim de cerca de 20 anos. Até cheguei a tirar a licença de operador CB no antigo ICP, agora ANACOM.

O Midland Alan 100 Plus, sendo um rádio simples só com AM e FM, na prática para pouco mais serviu do que para comunicação entre veículos. Isto principalmente devido à falta de utilizadores nestas modulações. Daí nunca ter explorado muito o assunto com este rádio.

Mais tarde quando começaram a aparecer os primeiros rádios PMR comprei um par (Topcom Twintalker 3000), mais para brincar do que por necessidade prática. Ainda fiz alguns contactos com eles, registei-me no site que na altura criou o primeiro registo de utilizadores em portugal e fiquei com o indicativo PMR3226.

Mais recentemente decidi investir num rádio CB um pouco melhor. Além de AM/FM precisava de SSB, que é outro mundo. Após as pesquisas habituais escolhi um CRT SS6900n. Na altura em que o comprei, era o rádio com SSB mais económico e o que habitualmente era recomendado para os principiantes neste hobby. Além dos modos AM/FM/SSB tem algumas características interessantes, tais como frequencímetro, medidor de SWR e uma potência de saída razoável.

Com a compra do rádio, comecei a fazer alguma escuta na banda dos 11m, acabei por montar umas antenas artesanais e fazer alguns contactos locais e outros internacionais (DX). Batizei a estação como "Disco Voador" e passei a usar os indicativos 31DV505 e 31CT505 para contactos DX.

Troca de QSL / QSL Exchange

Para troca de QSL enviar e-mail para 31dv505@gmail.com.

Desde 20/05/2019Atualizado em 21/05/2020