Gastronomia De Ovar

Caldeirada de enguia.

Antigamente, as enguias eram apanhadas exclusivamente na Ria de Aveiro, em riachos e ribeiros da região, pelo que, eram abundantes e um prato bastante confecionado, porque eram as próprias pessoas que as apanhavam. Atualmente, esta prática já não se verifica, e a sua grande maioria é produzida em viveiro.

Caldeirada de peixe

Descasque, lave as batatas e corte-as às rodelas. Num tacho, coloque uma camada de cebolas cortadas às rodelas, os tomates sem pele cortados em pedaços, os alhos inteiros descascados, uma camada de batatas, uma camada de peixe, os pimentos cortados em tiras, outra camada de batatas, de peixe e cebola. Tempere com sal, louro e um pouco de pimenta e regue com azeite. Leve o tacho a lume médio-brando e deixe cozinhar cerca de 45 minutos. De vez em quando mexa com cuidado com uma colher de pau. Desligue o lume, polvilhe com coentros picados e sirva.

Sobremesas

Pão de ló de Ovar

Este bolo tradicional da gastronomia portuguesa, o Pão de Ló de Ovar, agrada a todos, desde miúdos a graúdos, e é uma iguaria indispensável na mesa na época da Páscoa.

Para a sobremesa, ou para os lanches com um café ou um chá, uma fatia deste Pão de Ló de Ovar é uma verdadeira delicia e sabe pela vida. Experimente!