Gastronomia Da Covilhã

O caldo da panela

O caldo da panela é um típico prato da culinária portuguesa, originário da Covilhã, na região de Beira Baixa.

Na realidade, não é um caldo, mas uma sopa feita com feijão, faceira e orelheira de porco e couves, temperada com azeite. O conduto (chamado “berças” ou “beiças”) é comido ao almoço e o resto do caldo, temperado com hortelã e engrossado com arroz ou massa, ao jantar.


A Cherovia

A Cherovia ou Pastinaca é uma raiz que se cultiva nesta zona do país, e tem a forma de uma cenoura e cor do nabo. O seu sabor é uma mistura de ambos os legumes, mas mais acentuado e até adocicado. É um sabor único e extremamente agradável, podendo ser servido como entrada ou como acompanhamento de um prato de peixe.

Dadas as suas características, devem ser cozidas em água e sal e cortadas em fatias finas, no sentido longitudinal, temperando-se com sal e sumo de limão.


Sobremesas

Garganta de freira

Garganta de freira – Doce conventual da Covilhã Biscoitos, Bolachas e Bolos tradicionais. Doce conventual típico da Covilhã em forma de canudo, feito com massa de hóstia e recheado com fios de ovos.

Cavacas de Pinhel

Nasceram das cozinhas dos velhos Conventos de Portugal as melhores iguarias da mesa Portuguesa. Do Convento de Santa Clara de Pinhel nasceram as saborosas Cavacas, que, criadas há centenas de anos, ainda hoje são delícia a apreciar. Cantaram-nas os poetas e os músicos nas suas composições, e em 1939, constituíram um "Quadro de Revista" que nunca mais se esquece. A sua receita contém: ovos, açúcar, farinha, óleo de girassol e baunilha.