A biodiversidade existente atualmente no planeta é imensa. Cada tipo de ser vivo com suas necessidades e características formando populações numerosas que buscam no ambiente seu alimento e deixam suas marcas. As interações entre os diferentes tipos de seres vivos formam a teria da vida, que permite um contínuo fluxo de energia e um infinito ciclo da matéria. Observe os seres vivos abaixo e pense: Como eles conseguem sobreviver no ambiente? Que fatores físicos e químicos são necessário para que cada um deles consiga existir em seu habitat?
Você sabe quais os componentes básicos de um ecossistema? Vamos simular um ecossistema e ver como diferentes populações de seres vivos interagem em uma comunidade. Aliás, você já descobriu qual a diferença entre populações e comunidades do ponto de vista da ecologia?
Os seres vivos não vivem isolados, estão em constante troca com o ambiente e se relacionam de diversas maneiras com outros seres vivos nas comunidades de que fazem parte. Entender estas complexas relações nos tornam aptos a tomar decisões mais consciente em termos de conservação e proteção ambiental, mesmo que estejamos vivendo em uma grande metrópole.
🦒🐿️🌲🌏BIOMAS MUNDIAIS🌍🌵🍄🦓
Ver, pensar e compreender:
Quantos sons diferentes você percebeu no vídeo?
Você conseguiu visualizar os animais que emitem estes sons?
Por qual motivo você imagina que isso ocorre?
RELAÇÃO ENTRE TEMPERATURA - UMIDADE E DIVERSIDADE
Assista ao vídeo e surpreenda-se com as incríveis adaptações dos camelos ao ambiente do deserto.
🐍🦜🌴🌎BIOMAS BRASILEIROS🌎🌳🐒🦥
Variação da vegetação no mundo.
🌋⛰️🏞️Sucessão ecológica🪴🌾🌳
Os processos de sucessão ecológica representam a substituição de espécies/comunidades ao longo do tempo.
Diversidade da vida, este é o significado de biodiversidade. Todas as espécies que existem atualmente formam um sistema vivo chamado biosfera e juntamente com todos os seres vivos que já existiram ao longo da vida na Terra compõem uma teia da vida que tem uma história de 3,8 bilhões de anos, no mínimo. Entender como toda esta biodiversidade surgiu, evoluiu e está interligada é importante pois potencializa a tomada de decisões mais racionais, sustentáveis e éticas quando selecionamos o que vamos consumir ou em que vamos investir nossos recursos econômicos. No trecho abaixo, extraído do artigo de Cunha, De Paula e Feitosa (2009), podemos ter uma ideia do valor da biodiversidade.
Para compreender a biodiversidade temos que entender como ela é classificada e como o conhecimento acerca de diferentes táxons (grupos de classificação) é indexado e organizado. Começaremos nossos estudos assistindo ao vídeo abaixo.
Vamos estudar o caso de um híbrido de canídeos e entender a importância da nomenclatura científica, do conceito de espécie e da classificação biológica.
Assista ao vídeo ao lado e vamos pensar:
O que é um híbrido? Qual a definição de espécie biológica?
Explore o infográfico abaixo para compreender como a classificação biológica nos ajuda a entender a biodiversidade.
Veja abaixo os três domínios da vida.
No mapa abaixo você consegue visualizar os principais domínios, reinos e outros táxons de seres vivos.
Veja abaixo a classificação dos mamíferos.
As plantas estão presentes em praticamente todos os ambientes terrestres. Elas determinam a formação dos solos e as características microclimáticas dos ecossistemas. Servem de abrigo e alimento para a quase totalidade de seres vivos heterotróficos. Produzem oxigênio (O2) e capturam o gás carbônicos(CO2), e contribuem com a manutenção da umidade do ar, criando assim condições mais propícios à vida. Vamos entender um pouco mais desses seres vivos maravilhosos? Observe as imagens abaixo e pense no que elas te fazem lembrar ou sentir? Você já viu alguns desses tipos de plantas antes? Quais as diferenças entre os tipos de plantas que aparecem nas imagens abaixo?
Entenda mais sobre a diversidade vegetal assistindo ao vídeo abaixo:
Como todos os outros seres vivos, as plantas precisam se alimentar, se reproduzir, crescer, repor células mortas. Todos esses processos se dão em diversos níveis de organização, das células e tecidos até os órgãos vegetais. Quais serão os principais órgãos vegetais e suas funções? Observe as imagens abaixo e tente identificar quais órgãos estão presentes em cada imagem e quais suas funções.
Mapa de conceitos contento os principais tópicos da aula de tecidos vegetais
HORMÔNIOS VEGETAIS
PROTISTAS
Dentre os diversos seres vivos que existem no planeta, os mais autônomos são aqueles que conseguem produzir o próprio alimento. É o caso de plantas e algas. Os leigos acham que planta e alga são a mesma coisas, mas se observarmos mais de perto podemos perceber as diferenças. Observe as imagens abaixo e pense: Todos os seres vivos mostrados são algas? O que possuem em comum? Qual a importância ecológica das algas? As algas possuem importância econômica?
Vamos conhecer a diversidade e importância deste grupo de fotobiontes.
De que forma a fotossíntese feita pelas algas pode mudar a dinâmica de acúmulo do CO2 atmosférico?
Vírus são acelulares, não possuem uma célula estruturada, são considerados partículas infecciosas.
Vamos conhecer como ocorre a transmissão do Sars-Cov2 - Vírus causador da pandemia de COVID19
Em tempos de pandemia é importante conhecer o inimigo.
PROCARIONTES
(BACTÉRIAS, CIANOBACTÉRIAS E ARQUEOBACTÉRIAS)
Neste vídeo você vai compreender a diversidade dos procariontes (Bactérias) e sua importância econômica, ecológica e médica.
ZOOLOGIA - DIVERSIDADE ANIMAL
Ao observar as imagens acima, você consegue perceber as semelhanças e diferenças entre os animais representados? Liste as semelhanças e diferenças.
Os animais são seres heterotróficos, multicelulares, eucariontes que se caracterizam, em geral por sua mobilidade.
O padrão corporal dos animais varia muito e apesar de todos serem multicelulares, existem animais sem tecidos (Parazoários) e outros com tecidos (metazoários), com 2 tecidos (diblásticos) ou 3 tecidos (triblásticos), com simetria bilateral ou radial.
🦅🐢CORDADOS🐂🐠🐸
Vamos entender a diversidade animal de forma simples.
Vamos observar alguns invertebrados e refletir sobre sua estrutura?
🦚🦥🐠ANIMAIS Vertebrados🦈🦕🐸
🐡🐟PEIXES🐠🦈
O que estes animais possuem em comum?
Por qual motivo eles emitem sons?
Em qual habitat você acredita que eles vivem?
🪼🐞🪱ANIMAIS INVERTEBRADOS🦑🦋🦂
😦Platelmintos - Vermes Chatos🤢
🤮NEMATÓDEOS🤢
🪱ANELÍDEOS🪱
🕷️🕸️🐝🪲🦀ARTRÓPODES🦞🦟🦋🦐🦂
Observando um artrópode - aracnídeo - carrapato no microscópio.
EQUINODERMOS
O que são fungos? Muito presentes em nosso cotidiano esses seres vivos tem uma fama muito ruim para o senso comum. Contudo, são importantíssimos para a saúde como produtores de antibióticos ou causadores de doenças. São também fundamentais para os ecossistemas pois são capazes de reciclar os produtos orgânicos dos seres vivos mortos, reconduzindo os minerais aos solos e mantendo sua fertilidade. Fazem associações simbióticas importantes com algas (líquens) ou plantas (micorrizas) tornando a vida capaz de prosperar em ambientes inóspitos. Observe as imagens abaixo e pense: O que todos estes seres vivos possuem em comum? O que possuem de semelhante com os outros seres vivos como plantas e animais? Você já viu estes seres vivos antes?
Assista ao vídeo abaixo e registre o que mais chamou sua atenção:
Os fungos poderão ter enormes aplicações tecnológicas no futuro, vamos ver algumas delas neste documentário.
Os fungos são conhecidos por todo mundo. Em algum momento você já interagiu com um fungo, seja quando você teve uma micose ou quando saboreou um queijo gorgonzola. Atualmente os cogumelos também já entraram na nossa dieta: shimeji, shitaki ou até o mais conhecido Champignon.
Os fungos são seres vivos onipresentes, estão em todos os ambientes. São dotados de células eucariontes que possuem parede celular de quitina, núcleo, vacúolos grandes e
Os fungos são seres vivos heterotróficos, eucariontes, que podem ser multicelulares ou unicelulares. Existem cerca de 70 mil espécies descritas e especialistas estimam que o mundo possua entre 1,5 e 5 milhões de espécies. São decompositores (Figura acima) importantes em diversos ecossistemas, mas exitem também espécies parasitas (causadores de micoses, ferrugens, etc), e outros fazem associações ecológicas importantes (micorrizas e líquens).
Adaptado de: Blackwell M. The fungi: 1, 2, 3 ... 5.1 million species? Am J Bot. 2011 Mar;98(3):426-38. doi: 10.3732/ajb.1000298. Epub 2011 Mar 2. PMID: 21613136
O que a imagem acima te faz pensar? Que estruturas são estas? Quais as funções?
Na imagem aparecem estruturas reprodutivas microscópicas de fungos chamadas de conídios, que são conjuntos de esporângios produtores de esporos. Os esporos dos fungos são células de resistência que ficam no ar aguardando as condições ambientais favoráveis. Os esporos de muitos grupos de fungos são produzidos em estruturas multicelulares especiais chamadas de corpos de frutificação (cogumelos).
Para saber mais sobre os fungos, leia o artigo abaixo:
A reprodução é o centro da vida?
De que forma as alterações ambientais podem causar problemas de saúde?
Que consequências os problemas ambientais podem ter para minha família?
Leia a reportagem abaixo e depois vamos discutir o problema entendendo suas diversas facetas.
São questões relevantes que depende da aplicação de nossos conhecimentos de biodiversidade e ecologia.
A imagem abaixo a mesma paisagem de um ponto da cidade de São Paulo em dois dias diferentes. Através da imagem podemos visualizar o efeito da poluição do ar na cidade.
OBSERVE A IMAGEM A PENSE A RESPEITO DAS SEGUINTES QUESTÕES
Que efeitos esta poluição tem sobre sua saúde?
Qual será a origem desta poluição?
Como podemos proteger nosso corpo dos efeitos deletérios das partículas de poluição?
Como a Poluição sabota nossa saúde?
O vídeo "Hidden consequences"explora as possíveis consequências do consumo de produtos cujo modo de produção é considerado destrutivo para o meio ambiente. Após assistir ao vídeo tente imaginar algum hábito de consumo da nossa sociedade que promova degradação ambiental que não é tão fácil de perceber.
Mata ciliar é basicamente a vegetação arbórea, típica de cada região, que ocupa área do entorno de nascentes, rios, lagos e demais corpos d'água. Esta vegetação protege o leito dos rios de erosão e assegura a qualidade da água superficial e subterrânea da região onde se localiza. Também protege a biodiversidade local servindo como abrigo de fauna e corredor ecológico caso conecte fragmentos florestais (Valente, 2011). Um ponto importante é que a Mata ciliar também acaba protegendo os corpos d'água da poluição, pois dificulta o acesso ás margens para despejos de esgoto, entulho e lixo.
A espiral climática é uma forma bem interessante de demosntrar a evolução da temperatura global.
O mapa abaixo mostra a quantidade de carbono estocada em cada ambiente e fica claro que deteriorar estes ambientes pode agravar a crise climática que estamos vivendo.
Para conseguir compreender e valorizar as ações de proteção ambiental, precisamos primeiro entender a dinãmica dos ecossistemas e biomas. Depois precisamos compreender as causas e consequências dos impactoa ambientais, sejam eles naturais ou provocados pelas ações humanas. Vamos então começar estudando os impactos e depois analisar as possíveis soluções.
Peixes - Diversidade básica
Reino protista - Resumo
Procariontes e bacterioses
Procariontes
Diversidade de algas
Classificação dos Seres vivos
Poluição
Podcast indicados
Literatura consultada:
Lima, A.P.; Erdtmann, L.K.; Ferrão, M., Costeira, J.M.; Oliveira, A.S.; Oliveira, D.M.S; Silva, K.M. 2012. SAPOTECA: biblioteca de sons e vídeos de anuros amazônicos. CENBAM, Manaus, Amazonas, Brasil.
Panorama histórico da classificação dos seres vivos - USP - Lopes e Ho