Observe as imagens abaixo e imagine que seu médico lhe pediu para nunca mais consumir um desses produtos, pois tem efeitos deletérios graves à sua saúde. Qual deles você teria mais dificuldade de deixar de consumir?📘😬
Ouça os podcasts abaixo em grupos de 4 pessoas. Cada estudante deve ouvir um podcast e ir anotando em um setor de uma folha as principais conclusões (podem ser tópicos). Cada estudante deve usar uma cor diferente de caneta/lápis para facilitar a visualização.
Agora, em aproximadamente 15 minutos, compartilhem suas conclusões com os colegas, destacando o que mais chamou sua atenção e o que você considera mais relevante no relato que ouviu. Após a conversa com os colegas formulem uma conclusão geral do grupo sobre o tema vício em substâncias e suas consequências para a saúde.
Para compreender melhor o mecanismo do vício, assista ao vídeo abaixo e compare com suas conclusões.
Para entender como uma pessoa pode ficar viciada em substâncias, alimentos ou comportamentos vamos assistir ao vídeo abaixo e entender melhor como o mecanismo do vício funciona.
Observe no infográfico abaixo como funcionam os neurotransmissores.
Abaixo temos um exame de imagem realizado no cérebro de indivíduos que nunca usaram cocaína e em dois outros indivíduos que usaram cocaína (exame feito um mês após a utilização, no meio e 4 meses após a utilização, direita). O que podemos concluir a partir das imagens?
A observação das imagens nos permite concluir que a cocaína (assim como outras drogas lícias e ilícitas) afeta o cérebro modificando sua fisiologia. A redução nos níveis dos receptores de dopamina resulta na necessidade de utilização de quantidades cada vez maiores da substância viciante para se obter o mesmo efeito (recompensa), o que leva o indivíduo ao vício. Podemos concluir também que os efeitos duram muito mais do que se imagina, já que meses após a utilização da droga, os níveis de receptores de dopamina ainda não voltaram ao normal. Desta forma o processo de abandono da adicção é, em geral, lento e desagradável, o que explica a dificuldade em fazer com que um usuário abandone o uso de substâncias viciantes.
Abaixo temos um infográfico com a classificação sistemática dos diferentes tipos de substâncias que podem causar vício. O que podemos concluir ao analisar o infográfico?
Para saber mais sobre o assunto você pode acessar as reportagens abaixo e se aprofundar melhor no tema: