Um ser vivo é composto por inúmeros tipos de moléculas em diferentes quantidades. Algumas substâncias são necessárias para formar a estrutura básica de um ser vivo, como o Cálcio (Ca++) que forma os ossos e a celulose que forma a parede celular das plantas. Todas as substâncias podem ser divididas em orgânicas e inorgânicas. Das inorgânicas a mais abundante no corpo humano é a água (H20), necessária para a termorregulação, o metabolismo, o transporte de solutos e a absorção de substâncias. Algumas vitaminas, chamadas de hidrossolúveis, podem ser absorvidas juntamente com água e nunca se acumulam no corpo pois podem ser excretadas na urina. Já outras, as lipossolúveis, necessitam de serem ingeridas com lipídios (Gorduras) para poderem ser absorvidas e eliminar o excesso destas é mais complicado.
As substâncias por suas simplicidade estruturas e seu baixo peso molecular são chamadas de inorgânicas. Água (H2O) e sais minerais (Ca, K, Cl, Na, etc) são exemplos de substâncias inorgânicas. Substâncias orgânicas apresentam grande complexidade estrutural e elevado peso molecular nas quais predominam os elementos Carbono (C) , Hidrogênio (H), Nitrogênio (N), Fósforo (P) e enxofre (S).
Para entender a importância de cada uma dessas substâncias para nossa vida, leia os textos abaixo, estude os diagramas e mapas de conceitos, assista aos vídeos e faça anotações. Mande seus comentário ou dúvidas para o e-mail: mestrebio@gmail.com.
Qual é o tamanho de uma célula? Quais os tamanhos das substâncias quer formam uma célula? Descubra no infográfico animado abaixo:
Vamos contextualizar melhor o conhecimento ouvindo o podcast abaixo:
Na imagem abaixo, vemos os elementos básicos que fazem parte da composição dos seres vivos.
Vídeo básico sobre os padrões a composição bioquímica dos seres vivos
Conheça mais sobre as vitaminas no infográfico abaixo:
Algumas moléculas são especialmente importantes para os seres vivos. Umas das características dos seres vivos é a de se reproduzir e passar para os descendentes suas características hereditárias. O DNA é o ácido nucleico mais relacionado com a manutenção das informações genéticas. Sua estrutura permite não só a estocagem desta informação mas também propicia uma maneira de duplicar a informação de forma segura para outras células durante o processo de divisão celular. Vamos compreender a estrutura, as funções e a importâncias dos ácidos nucleicos estudando os materiais abaixo:
Estrutura do DNA
Estrutura do RNA
Estrutura da insulina humana:
Estrutura das proteínas
Metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem nas células dos seres vivos. São transformações que podem servir para gerar energia e alimentos, digerir substâncias, gerar produtos químicos que garantem a proteção e a sobrevivência do organismo, além de seu crescimento e desenvolvimento. A respiração, a digestão, a fotossíntese, a quimiossíntese, a síntese proteica sao os exemplos mais corriqueiros de reações químicas que integram o nosso metabolismo. As estrelas do metabolismo são as Enzimas, proteínas especiais que catalizam as reações químicas que integam o metabolismo.
Introdução
Metabolismo & Nutrição:
Todos os seres vivos precisam de energia para sobreviver. A morte celular ocorre quando a célula não consegue mais energia para sustentar seu metabolismo. Alguns organismos produzem energia sem a necessidade de oxigênio (fermentação) já outros precisam de oxigênio para produzir energia suficente para atender sua alta demanda energética. No resumo esquemático abaixo você encontrar uma comparação da fermentação com a respiração aeróbia.
Produção de alimentos(Glicose)
Fotossíntese
Quimiossíntese
Como as células fabricam proteínas?
Veja abaixo uma animação mostrando a síntese proteica passo a passo:
O processo de produção de proteínas envolve uma íntima integração dos ácidos nucleicos da célula (DNA e RNAs) para executar com precisão quase absoluta a transferência da informação contida no DNA (genes) para a produção de proteínas. Tudo começa com a transcrição (processo que ocorre no núcleo nas células eucariontes e no citoplasma das células procariontes) onde uma enzima chamada de RNA-Polimerase produz um molde de RNA mensageiro (RNAm) a partir da sequência de bases do DNA. O processo continua no citoplasma onde a mensagem do RNAm é traduzida em uma sequência de aminoácidos com a ajuda do RNA transportador (RNAt) e dos RIBOSSOMOS.
As células são os componentes básicos dos seres vivos. Existem seres que são formados por uma única célula(unicelulares) e outros que possuem milhões ou trilhões delas compondo seu corpo (multicelulares). Existem diversos componentes das células que determinam se um organismo é capaz de produzir seu próprio(autotróficos) alimento se ele precisará se alimentar de outros organismos (heterotróficos). O estudo das células tem enorme impacto em nossa visão de mundo e é fundamental para profissionais das áreas de saúde, agronomia e biologia.
Observe a imagem abaixo e responda:
O que você acha que ela representa?
Que tipo de ser vivo contém esse tipo de estrutura?
Você classificaria esta estrutura como complexa ou simples?
O que será que é a estrutura azulada no centro da
Quais as diferenças entre as células Eucariontes e procariontes?
No resumo esquemático abaixo você pode ver uma comparação entre as células eucariontes animal e vegetal.
Compare a Euglena (acima) com a estrutura celular das amebas (abaixo). Descreva as principais diferenças e semelhanças.
As células são os componentes mais elementares dos seres vivos e apresentam uma série de estrutura subcelulares que se organizam para realizar diversas funções.
São estruturas celulares caracterizadas por sua estrutura tubular formada por túbulos menores (microtúbulos proteicos). Estão presentes nas células animais e ajudam na divisão celular e na formação de cílios e flagelos. Veja as imagens abaixo para conhecer melhor a estrutura dos centíolos:
Embora muitas vezes as pessoas só se lembrem das células animal e vegetal, existem muitos outros modelos de células no mundo vivo. A diversidade básica dos organismos é a diversidade celular. A primeira célua viva que surgui era bastante simples, sem núcleo e com poucas organelas, a procarionte, mas este padrão básico evoluiu e deu origem a um grande número de variações (autotróficas como as vegetais e algas ou heterotróficas como a protistas, fungos e animais). Para conhecer melhor a diversidade celular assista ao vídeo abaixo.
Utilize o game abaixo para entender um pouco mais sobre as células.
A mitocôndria é a fábrica de energia da célula
A membrana plasmática é uma espécie de "pele" da célula. Através de sua estrutura lipoproteíca passam substâncias importantes para a manutenção do metabolismo. Existem diversos tipos de movimentos de substâncias através da membrana:
Difusão Simples
Difusão facilitada
Osmose
Fagocitose
Pinocitose
Clasmocitose
Osmose:
Podcasts indicados
Por que as células são tão pequenas?