As células precisam se dividir para que a vida tenha continuidade. No nível do organismo, formar novas células somáticas (do corpo) significa renovar seus tecidos, regenerar lesões ou crescer. Cabelos e unhas são exemplos de estruturas corporais que crescem continuamente graças à divisão celular do tipo mitose. Já no nível das populações, a reprodução sexuada é de grande importância, mas só vai se concretizar se os indivíduos gerarem células germinativas (gametas), por meio da meiose.
🦠🦠Comparando reprodução sexuada e assexuada👩❤️👩
Ciclo de vida de uma céluas somática:
Simulação de Mitose:
Observe abaixo as etapas da MITOSE:
Observe o vídeo acima. O que chamou sua atenção? Qual é o tamanho de uma célula?
Neste vídeo você compreenderá o ciclo celular e as principais diferenças entre mitose e meiose.
Qual a importância da Meiose para a vida?:
Meiose em célula animal:
A diversidade genética é de suma importância para a adaptação e a sobrevivência dos organismos. Gracas às variações genéticas dentro das populações as espécies são mais resistentes à extinção quando ocorre uma mudança brusca de fatores ambientais ou surge um novo patógeno, por exemplo. A permutação é um dos principais fatores geradores de biodiversidade e faz isso recombinando os genes que os descendentes recebem dos pais. Ocorre durante a prófase I da meiose e mistura os genes dos cromossomos paternos e maternos (ver imagem ao lado).
Compare a mitose com a meiose através do esquema abaixo:
Vamos comparar?
Compare a meiose com a mitose por meio do simulador abaixo e liste as diferenças e semelhanças.
🌼🌸 G E N É T I C A 💮🏵️
Humanos são fascinados pela hereditariedade desde sempre. Percebemos que semelhante gera semelhante e que filhos são parecidos com seus pais e mães. Mas como é que uma característica física passa para de uma geração para a próxima?
Primeira lei de Mendel:
Simulador de cruzamento de ervilhas:
Utilize o simulador abaixo para simular os experimentos de Mende e entender a lógica da hereditariedade
Variações da 1ª Lei de Mendel
Segunda Lei de Mendel:
Genética dos tipos sanguíneos
Vamos entender a eritroblastose fetal?
A hemofilia é uma mutação genética nos genes que promovem a síntese de fatores de coagualção. Esses fatores são imporantes para evitar sangramentos e hemorragias. Como os genes que determinam estes fatores estão nos cromossomos sexuais X, os meninos tem uma probabilidade maior de serem afetados do que as meninas. (Para saber mais acesse: Unidos pela Hemofilia)
O Datonismo assim como a hemofilia é um caso de herança ligada ao sexo (cromossomo X) e segue o mesmo padrão de herança da hemofilia, sendo mais frequente em meninos do que em meninas. Visite os sites abaixo para conhecer melhor esse problema de visão.
Neste caso o gene é restrito ao sexo masculino já que o cromossomo Y passa exclusivamente de pai para os filhos do sexo masculino. Esse tipo de herança não afeta as meninas filhas de um homem afetado.
A herança da cor da pele é um assunto interessante e controverso, por conta disso é de suma importância que possamos estudar este assunto e compreender os padrões de herança genética para derrubar mitos e falácias sobre o tema. A melanina, por muito tempo vem sendo definida como um mero pigmento, mas sua real função é de proteção contra os raios ultra-violeta do Sol, sendo um importante profilático contra o câncer de pele. Os protetores solares que compramos nas farmácias são apenas produtos que imitam a proteção fornecida naturalmente pela melanina.
No vídeo abaixo temos uma ótima explicação sobre como os genes determinam a cor da pele.
No texto abaixo você vai ampliar sua percepção sobre a temática da cor da pele e seus desdobramentos.
Em alguns casos específicos, genes podem interferir no funcionamento de outros genes. Dizemos então que ocorrem interações gênicas. Quando um par de alelos apenas modifica o fenótipo de outro par de alelos dizemos que a interação é do tipo simples. Contudo, quando um par de alelo "Liga" ou "desliga" os outros alelos envolvidos na determinação do fenótipo então podemos dizer que a interação é do tipo epistática.
Nos casos de epistasia, alguns alelos interferem "ligando" ou "desligando" outros genes. Temos três exemplos abaixo:
Cariótipo e diversidade genética
Podcast indicados
LEITURA: IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA:
Após ler o texto abaixo, pense e responda:
a) O que chama sua atenção no texto?
b) Faça uma lista das palavras do texto das quais você desconhece o significado e pesquise em dicionários o significado de cada uma.
c) O que você notou de diferente no texto?
d) Notou que algumas letras de algumas palavras estão em negrito? Quais são estas letras?
e) Notou que existe uma palvra com letras coloridas? Qual é a palavra? Quais letras são de quais cores? O que este código secreto revela?
Envie suas respostas por meio do Google Forms ou Tarefa Geekie adequada.
As aplicações da biotecnologia já estão no nosso cotidiano, dos PCRs para determinar a presença de patógenos no nosso corpo aos "Testes de paternidade" que resolvem problemas jurídicos estamos constantemente entrando em contato com as aplicações da genética e da bioquímica que chamamos de biotecnologia. O potencial biotecnológico para melhorar a saúde das pessoas, aumentar a produção agropecuária ou resolver problemas ambientais é enorme, assim como as consequências da má aplicação destas tecnologias. Precisamos estar atentos ao debate ético que se desenvolve e conscientes de que nosso posicionamento nas discussões que fundamentam a tomada de decisões as aplicações biotecnológicas.
O melhoramento genético de seres vivos para utilização comercial é tão antigo quanto qualquer outra atividade humana e foi bastante aprimorado tecnicamente graças ao trabalho do professor Gregor Mendel. Na imagem abaixo temos a comparação de diversas raças de porcos feito por uma empresa (https://www.nucleus-sa.com/pt/). Navegue pelo site da empresa e compare as características morfológicas e fisiológicas que são herdáveis e de interesse econômico. Para compreender esta tecnologia temos que compreender as leis da herança genética. O melhoramento genético tradicional não deve ser confundido com a produção de animais transgênicos que ocorre quando colocamos um gene de uma espécie no genoma de outra espécies (Por ex: o gene da insulina humana que é inserido em um bactéria para que o procarionte passe a produzir o hormônio humano em suas células).
No vídeo ao lado você tem uma excelente aula do Prof. Guilherme Goulart sobre OGMs e Transgênicos. Vamos compreender como funcionam e quais benefícios e impactos esses produtos da biotecnologia podem nos proporcionar.
Reação em cadeia da Polimerase (PCR)
Esta técnica é utilizada para apliar uma amostra de DNA e pode ser aplicada na clonagem de uma molécula de DNA, clonagem molecular. Pode-se aplica o PCR para aumentar uma amostra de DNA de uma cena de crime ou de uma vítima para identificação genômica mas também para se produzirem diversas cópias de DNA para identiricar a contaminação de um ser humano por um parasita por exemplo. Também podemos aplicar na solução de diversos casos onde a identificação de um indivíduo ou um ser vivo necessite ser realizada com alto grau de certeza.
Eletroforese:
A clonagem é a produção de cópias genéticas e ocorre naturalmente em animais que fazem a reprodução assexuada, plantas, fungos e muitos outros organismos. Nos mamíferos a formação de gêmeos é uma espécies de clonagem natural, mas quando queremos fazer a clonagem de forma mais profissional e intencional precisamos recorrer à biotecnologia.
Bibliografia básica: