Vamos entender como os seres vivos surgiram, evoluíam e são classificados pelos seres humanos.
Se comparados com a matéria não viva, os seres vivos possuem algumas características peculiares. São formados em sua grande maioria por cadeias complexas de elementos químicos como carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S), ver tabela periódica. Esses elementos formam moléculas que passam a compor as organelas que forma as células. Todo ser vivo é formado por células, então podemos dizer que este é um dos níveis de organização mais básicos para a formação de um organismo. As células formam os tecidos, os tecidos formam órgãos, que formam sistemas, que formam então um organismo. Os organismos podem fazer parte de populações (indivíduos da mesma espécie). As diferentes populações que compartilham um habitat formam uma comunidade biológica (ver imagem abaixo).
O que a superfície do pulmão e do intestino possuem em comum?
HISTÓRIA do PENSAMENTO EVOLUTIVO
🦓🦖🦎PROCESSOS EVOLUTIVOS🌲🌳🌵
A seleção natural é o principal fator evolutivo. É uma forma simples de explica como a natureza promove a adaptação dos seres vivos a seus respectivos habitats
As mutações são essenciais para gerar a variabilidade genética e formar novas características sobre as quais a seleção natural pode agir.
💩Micróbios🦠
EVOLUÇÃO DO SISTEMA NERVOSO
Nutrição, digestão, excreção:
Como água e nutrientes transitam por nosso corpo?
O homem que comia de tudo:
A história relatada ao lado deve ser lida como uma introdução ao nosso trabalho com alimentação e saúde. Após ler o texto responda no meio adequado para a devolutiva as seguintes perguntas abaixo:
O que mais chamou sua atenção na história de Tararre?
O que você imagina que ocorria com ele?
Qual deveria ser a origem de seu apetite insaciável?
Que problemas de saúde ele deveria enfrentar?
Será que isso poderia ocorrer com qualquer pessoa?
Como será que a medicina resolveria o problema?
Como funciona o sistema digestório?
LEITURA E COMPREENSÃO:
Para entender um poco mais sobre hábitos alimentares e o perigo dos distúrbios alimentares vamos ler os textos abaixo e depois discutir.