Artigo sobre a técnica de visualizar a lógica da língua através da diagramação
A DIAGRAMAÇÃO DA RELAÇÃO LÓGICA DA LÍNGUA
Português é divertido e lógico. A língua é lógica. Contudo, algo na cultura brasileira tem destruído o prazer pelo domínio completo da língua, e a confiança em sua lógica e precisão. Razão pela qual, a pessoa chega a concluir um curso superior sem dominar a gramática normativa. E sem o domínio perfeito da língua, outras áreas do saber são prejudicadas. Portanto, precisamos mudar essa cultura.
Os diagramas gramaticais sintáticos introduzidos na década de 1870 por Alonzo Reed e Brainerd Kellog permitem visualizar a função de cada palavra na oração. Essa ferramenta se mostra eficaz por quem a utiliza. No Brasil, ainda é explorada timidamente (Hildebrando, Savioli, Stanford, Guimarães).
Usando a técnica de diagramação de textos citada é possível fazer o estudo detalhado das orações, eliminando todas as dúvidas e inseguranças, e a necessidade de ler textos prolixos de gramáticas.
O primeiro diagrama dos diagramas gramaticais sintáticos de Reed e Kellog é formado por duas linhas básicas: a horizontal principal, onde ficam os núcleos ou palavras mais importantes dos termos das orações, e a linha vertical principal, que atravessa a linha horizontal, separando o sujeito do predicado. Ao lado esquerdo da linha vertical fica o sujeito; ao lado direito, o predicado. Abaixo da linha horizontal, ficam os diagramas que indicam termos modificadores, como o adjetivo qualificando o núcleo do sujeito.
Na oração “O assunto é diagramação de textos.”, quem é o sujeito? E o predicado? Há outros termos da oração? Quais classes gramaticais estão presentes na referida oração? Segue o exemplo da referida oração, diagramada:
O sujeito da oração diagramada acima é: “O assunto”. E o predicado: “é diagramação de textos.”. O predicado está dividido em predicado verbal, predicativo do sujeito e locução adjetiva. O núcleo do sujeito: “assunto”. O núcleo do predicado verbal: “é”. O núcleo do predicativo do sujeito: “diagramação”. E o determinante do sujeito é o artigo “O”. E a locução adjetiva é “de textos”.
O sistema de diagramação de textos de Reed e Kellog possui mais de setenta diagramas. Permitindo explorar todos os termos da oração e todas as funções das palavras nas orações.
Mas, como é mais fácil aperfeiçoar do que criar, o padrão MentoriaPortugues se valeu do sistema de diagramação Reed e Kellog, identificando todos os diagramas, por siglas. Quando necessário, o padrão MP adotou um novo diagrama, como o arco para locuções. E para a morfologia, a MP adotou um padrão de cores. Juntando ambos, os conceitos são induzidos para qualquer pessoa, proporcionando o conhecimento do assunto com rapidez e eficácia. Exemplo:
ARTIGO 1_A DIAGRAMAÇÃO PARTE 1
Por Lizandro
DIAGRAMAS GRAMATICAIS SINTÁTICOS: UMA FERRAMENTA PARA A ANÁLISE DE TEXTOS
Diagramas gramaticais sintáticos são ferramentas que ajudam a representar a estrutura sintática de frases. Eles são úteis para a compreensão da relação entre os termos da oração e para a análise gramatical.
Os diagramas gramaticais sintáticos são formados por símbolos que representam os diferentes termos da oração. Os símbolos mais comuns são:
S: sujeito
P: predicado
OD: objeto direto
OI: objeto indireto
CN: complemento nominal
AA: adjunto adnominal
AE: adjunto adverbial
PS: predicativo do sujeito
LA: locução adjetiva
A: aposto
V: verbo
Para representar uma frase em um diagrama gramatical sintático, é necessário identificar os termos da oração e os seus papéis sintáticos. Em seguida, os símbolos correspondentes são colocados no diagrama, de forma a representar a relação entre os termos.
Por exemplo, a frase "O assunto é diagramação de textos" pode ser representada pelo seguinte diagrama gramatical sintático:
Neste diagrama, o símbolo S representa o sujeito da oração, que é o substantivo "assunto". O símbolo P representa o predicado da oração, que é "é diagramação de textos". O símbolo PS representa o predicativo do sujeito, que é o substantivo "diagramação". O símbolo LA representa a locução adjetiva, formada pela preposição “de” mais o substantivo “textos”.
Os diagramas gramaticais sintáticos podem ser usados para a compreensão da estrutura sintática de frases de qualquer complexidade. Eles são uma ferramenta útil para a análise de erros gramaticais e para a revisão de textos.
Os diagramas gramaticais sintáticos oferecem os seguintes benefícios:
Ajudam a visualizar a estrutura sintática de frases;
Facilitam a compreensão da relação entre os termos da oração;
Permite a análise de erros gramaticais;
É uma ferramenta útil para a revisão de textos.
Conclusão
Os diagramas gramaticais sintáticos são uma ferramenta útil para a compreensão da estrutura sintática de frases. Eles podem ser usados por estudantes, professores e profissionais de comunicação.
Por Lizandro Almeida