Pandemia

DIA E: UM OLHAR JOVEM SOBRE A DEMOCRACIA

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou exposição fotográfica “Dia E: Um Olhar Jovem Sobre a Democracia” na Estação da Lapa, que cedeu gentilmente o espaço para o evento, de 8 a 11 de dezembro de 2020. O registro das imagens ocorreu durante o primeiro turno das Eleições Municipais 2020, no dia 15 de novembro. A mostra contou com 20 imagens, dispostas em 10 cavaletes, posicionados no piso térreo, em frente à saída da Estação do Metrô, e outras 10, apresentadas nos displays instalados por toda Lapa. Mensalmente, circulam na Estação 13 milhões de pessoas.

De autoria do fotógrafo Leonardo Ferreira, 17 anos, as imagens da exposição são fruto da visão de um jovem eleitor no momento máximo da democracia. Para ele, ter a chance de registrar o dia da eleição foi uma grande oportunidade. “Captar a imagem de cada eleitor escolhendo o seu representante foi muito gratificante, além disso, essa eleição teve uma questão a mais - diante da pandemia - situação atípica em que foram necessários muitos cuidados”, explicou.

O jovem fotógrafo também contou como foi observar a tecnologia implementada para melhor atender o eleitor, facilitando a logística estruturada para a realização de todo processo eleitoral. “Acompanhar a utilização do e-Título, por exemplo, foi muito interessante. Ver as pessoas vivendo essa nova realidade, realmente foi algo marcante”, considerou.

O desembargador Jatahy Júnior, presidente do Regional, comemorou o resultado: “A Justiça Eleitoral da Bahia incentiva e promove ações contínuas para o voto do eleitor jovem, indo até às escolas e fazendo eventos na nossa sede. Durante a pandemia, continuamos realizando encontros on line. Dessa vez, fomos além e um artista de apenas 17 anos, como o seu olhar particular, eternizou o nosso Dia E”.

A sugestão de fotografar o pleito deste ano foi proposta pelo servidor André Cavalcante, lotado na Seção de Planejamento Orçamento (Seplan), ideia imediatamente abraçada pela Assessoria de Comunicação do Regional baiano. Na sequência, alguns fotógrafos que já seguiam o perfil oficial do órgão, no Instagram, foram acionados. Desses contatados, Leonardo topou em fazer a parceria institucional.

Cavalcante explicou como surgiu o pensamento do registro fotográfico e sobre a possibilidade da exposição. Para ele, a realização da eleição é o ponto alto de qualquer democracia, quando o povo exerce o seu poder máximo. Então, “registrar esse dia através das lentes de um artista é a melhor forma de eternizar esse momento”, contou.

Confira abaixo algumas imagens que fizeram parte da exposição: