Em decorrência de sua origem e finalidades, a Univesp tem uma estrutura e organização pedagógica diferenciada em dois grandes eixos de ação, que fortalecem o compromisso em garantir uma educação superior a distância de qualidade:
1- Estruturação própria para o oferecimento de cursos superiores
2- Convênios com outras Instituições
O Modelo Pedagógico da Univesp privilegia a integração e a participação de professores e estudantes na sociedade, uma vez que seus conteúdos são socializados e abertos por meio das redes digitais – que se multiplicam, modificando e reconstruindo o conhecimento no tempo e no espaço mais flexíveis, conciliando pela universidade virtual, necessidades pessoais e profissionais para que a população, tenha a oportunidade de construir seu aprendizado em nível superior.
A Univesp entende que, mais do que transferir conhecimento, deve criar possibilidades para sua produção e construção pelos estudantes. A Univesp assume seu empenho na formação de profissionais comprometidos com a sociedade, propiciando a integração com a comunidade por meio da escuta e resolução de problemas ao longo dos cursos e desenvolvendo recursos educacionais abertos (REA) que beneficiam outras redes de aprendizagem e outros cidadãos além de seus próprios estudantes.
O AVA é a sala de aula virtual do aluno. É no AVA que ele acessa as disciplinas, encontra os colegas e facilitadores de aprendizagem, realiza discussões e atividades e visualiza suas notas.
Na Univesp, o AVA utilizado é o Blackboard Learn (univesp.br.
Segundo o modelo pedagógico da Univesp, o polo é de importância fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos acadêmico, pois é o espaço onde os alunos realizam as provas presenciais, atividades individuais e em grupo e trocarem experiências com os demais alunos da turma.
Em 2022, a Univesp contabilizou 414 polos de apoio presencial distribuídos por 360 municípios