O Programa "Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância" foi criado em janeiro de 2019, com o objetivo de engajar a atuação das novas gerações de pós-graduandos, iniciando-os na docência em educação a distância (EaD) e incentivando a inter-relação acadêmica na área de educação mediada pela tecnologia, com atuação conjunta em vistas à troca de conhecimento didático-pedagógico entre estudantes de graduação da Univesp e estudantes de pós-graduação da Unicamp, USP e Unesp e docentes da USP. Portanto, tem sido desenvolvido no âmbito do convênio entre as três universidades paulistas e a Univesp.
Para tanto, têm sido ofertadas bolsas de estudos no nível de pós graduação aos bolsistas, com o objetivo de dar prosseguimento às atividades de formação de recursos humanos, capacitando os bolsistas no desenvolvimento de habilidades e competências didático-pedagógicas na modalidade a distância e com base nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, especialmente naquelas que utilizem metodologias ativas de aprendizado, nos quais há grande participação do estudante em sua própria formação.
Os auxílios serão destinadas aos estudantes de pós-graduação das três universidades estaduais paulistas coirmãs (Unicamp, USP e Unesp), com uma carga horária de 12 (doze) horas semanais, sendo 4 (quatro) horas de atividades teóricas e 8 (oito) horas de atividades práticas. Os estudantes selecionados serão matriculados em curso de extensão ofertado pela Univesp e o programa será ofertado e certificado conjuntamente entre as duas Universidades, quando os participantes concluírem as atividades previstas.
Ao que se refere às atividades teóricas, o bolsista utilizará o ambiente virtual de aprendizagem para acessar os conteúdos disponibilizados no curso. Quanto às atividades práticas, terão como norteador os preceitos teóricos do curso, no desenvolvimento de tarefas práticas junto aos estudantes de graduação da Univesp. O ambiente virtual de aprendizagem será o principal mecanismo para o desenvolvimento das atividades do curso.
Por meio do Programa espera-se atingir uma efetiva troca de conhecimento didático-pedagógico entre estudantes de graduação da Univesp e estudantes de pós-graduação das universidades co-irmãs. Também é esperada a construção das competências elencadas pelos pós-graduandos, a serem desenvolvidas ao longo de cada ciclo e relatadas nos relatórios trimestrais, com respeito aos prazos do curso e do Calendário Acadêmico da Univesp.
Assim, a proposta deste curso se insere nas atividades desenvolvidas no âmbito do convênio junto às universidades estaduais paulistas e pauta-se no oferecimento de um curso de especialização lato sensu para os alunos participantes do referido convênio.