O planejamento de um curso não é tarefa simples, pois engloba a compreensão e análise do público-alvo, definição clara dos objetivos de aprendizagem previstos no plano de ensino, bem como a metodologia que será aplicada, preconizando constantemente o Projeto Pedagógico do Curso.
Ao planejar, deve ser prevista a ementa, os objetivos educacionais, a carga horária e a operacionalização do curso, além da bibliografia básica e complementar.
Quando se trata de cronograma, deve ser feito um planejamento, aula por aula, do tema a ser tratado e o responsável por ele, considerando sempre a integração das aulas na disciplina e a integração da disciplina com o curso em questão. Além disso, a virtualidade fornece condições para que sejam criados recursos educacionais abertos como simulações, cenários de falha e jogos educacionais que podem apoiar o processo de aprendizagem. Algumas áreas do conhecimento requerem o uso de softwares específicos, que devem ser previstos na organização das disciplinas.
O Professor-Autor deve planejar os roteiros de aprendizagem, materiais e atividades das Unidades de Aprendizagem de forma a organizar esses conteúdos ao longo da disciplina. Para tanto, deve elaborar o plano de ensino, conceber videoaulas, propor atividades, apontar fontes de estudo e criar desafios, a partir de problemas e/ou projetos, seguindo rigorosamente os prazos estipulados por contrato e as orientações da equipe multidisciplinar.
O Professor-Autor também deve participar da criação do Projeto Integrador da etapa de formação referente a sua disciplina, com o apoio do Coordenador de Curso.