Grande parte da população do nosso país, por razões de desigualdades sociais ou falta de oportunidades, não conseguiram concluir o ensino básico na idade correta, porém por vontade de atingir melhores qualificações e posições superiores no mercado de trabalho, buscam a volta ao seus estudos, para concluir o ensino médio ou até mesmo o ensino fundamental. É nesse momento que essa parcela da população vê uma saída na modalidade EJA.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino gerada pelo Governo Federal que contempla todos os níveis da Educação Básica do país, tendo como público alvo, os jovens, adultos e idosos que não conseguiram ou não tiveram acesso à educação na escola tradicional na idade adequada. Admitindo que o discente possa reiniciar seus estudos e os concluindo em menos tempo, o que possibilitará melhores condições de trabalho. Um ponto muito importante é que a EJA é ofertada tanto presencialmente quanto na modalidade EAD, o que proporciona uma maior democratização desse ensino.
Como mencionado anteriormente, a EJA é destinada a todas as etapas da educação básica: ensino fundamental e médio. A idade mínima para ingresso no fundamental é 15 anos. O tempo de duração médio da etapa fundamental (1° e 9° anos) é de 2 anos (24 meses). Já na etapa do Ensino Médio, é necessário ter no mínimo 18 anos, para poder concluir do 1° ao 3° ano, tendo como média a duração de 1 ano e meio (18 meses).