Historia


A cidade de Fátima, localizada no centro de Portugal, é conhecida mundialmente como um importante destino de peregrinação religiosa, devido às aparições da Virgem Maria relatadas por três crianças em 1917.

As aparições de Fátima começaram em 13 de maio de 1917, quando três crianças - Lúcia dos Santos e seus primos Francisco e Jacinta Marto - afirmaram ter visto uma "senhora mais brilhante que o sol" enquanto pastoreavam o rebanho perto de Fátima. A "senhora" teria aparecido a eles seis vezes ao longo de vários meses, transmitindo mensagens de paz, arrependimento e oração.

As aparições atraíram a atenção de milhares de pessoas, e em 13 de outubro de 1917, ocorreu o evento conhecido como "O Milagre do Sol", no qual o sol supostamente girou e dançou no céu diante de uma multidão de testemunhas.

Desde então, Fátima tornou-se um importante centro de peregrinação católica, com milhões de fiéis visitando o Santuário de Fátima todos os anos. O santuário inclui a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a Capela das Aparições (construída no local onde se diz que a Virgem Maria apareceu às crianças) e a Capelinha das Aparições.

Além do aspecto religioso, Fátima também possui uma rica história cultural e histórica. A cidade remonta a tempos antigos, com vestígios de ocupação humana desde a pré-história. No entanto, foi principalmente após as aparições de 1917 que Fátima se tornou conhecida internacionalmente e experimentou um grande desenvolvimento econômico e social.

Hoje, Fátima continua a ser um local de grande importância espiritual para os católicos e um destino turístico popular em Portugal, recebendo visitantes de todo o mundo em busca de fé, devoção e inspiração.