Letramentos & alfabetização

2 o-que-esta-incluido-em-uma-alfabetizacao-inicial-para-todospdf (1).pdf

Alfabetização numa perspectiva inclusiva

Profª Dra. Mirta Castedo (Universidad del Plata, Buenos Aires) apresenta as práticas sociais de leitura e escrita numa perspectiva inclusiva. Além de delimitar o que entende por inclusão, a autora aborda, também, a importância de a escola reconhecer culturas escritas, em vez de um visão monológica, de um pretensa cultura escrita, no singular.

Cátedra Emilia Ferreiro

Site organizado pela Cátedra Emilia Ferreiro, sediada na Universidade (Santa Fé, Argentina). No site, encontram-se artigos da pesquisadora sobre alfabetização.

Alfabetização discursiva

Alfabetização discursiva é uma perspectiva teórico-metodológica. Nesse vídeo, a Profa. Dra. Bárbara Cortella (UFMS) fala sobre esse conceito, tema discutido em seu Grupo de Pesquisa e de Estudo "Linguagem Oral, Leitura e Escrita na Infância". Para Cortella (2019), "a alfabetização é o processo ensino-aprendizagem inicial da leitura e da escrita no processo (sic) de escolarização". A pesquisadora destaca que a perspectiva discursiva foi problematizada, inicialmente, nos anos 1980, por Ana Smolka, João Wanderley Geraldi e Maria do Rosário Mortatti. Dois fundamentos teóricos da alfabetização discursiva são: i. a criança se desenvolve por sua sociogênese, não por sua psicogênese; ii. é preciso alfabetizar pelo texto, desde o primeiro ano do Ensino Fundamental. Outros pontos centrais desse quadro teórico são: a interação e a dialogia.

Prática de leitura nos anos inicias: Projeto Ler e escrever

O vídeo institucional da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo apresenta alguns encaminhamentos didáticos com a leitura, em sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O material usado faz parte da coleção Ler e escrever. O vídeo nos dá algumas pistas sobre a concepção de pedagogia de leitura. Há uma ênfase nas estratégias leitoras, como o reconhecimento de informações explícitas e a comparação dessas informações em diferentes textos e entre diferentes alunos.

Alfabetismo? É disso que o INAF trata

Contribuições dos estudos linguísticos para a alfabetização e o letramento

Cagliari (UNICAMP/ UNESP) apresenta seu projeto de pesquisa/ vida, o Alfabetizando Online. Sua base é, entre outros estudos, a semântica cognitiva.

Vygotsky e Saussure: escolhas formativas pela PMSBC

Vídeos selecionados para a formação de professores da PMSBC, no contexto do curso AVA MEC: Módulo Linguagens