Descrição:
Projeto de Iniciação Científica - PIBIC: Nesse projeto foi desenvolvido o estudo do alto curso do rio Traipú entre os estados de Pernambuco e Alagoas. Entre os objetivos, buscou-se gerar em ambiente SIG a rede de drenagem da referida bacia, no recorte que concerne ao estado de Pernambuco. Tal procedimento se justifica pela escassez de dados e informações geoespaciais na área. Em escala detalhada buscou-se analisar as sub-bacias dos riachos do Mel e da Torta. verificou-se que estas sub-bacias apresentam uma fisiografia regional diversificada tanto do ponto de vista físico quanto social. As estratégias de sobrevivência e adaptação ao semiárido associa-se as práticas rudimentares, culturais e típicas do Nordeste semiárido. O mapeamento com técnicas de geoprocessamento evidencia a realidade das bases geológicas, geomorfológica, hidrológica e sociocultural. Com os resultados busca-se propor técnicas de zoneamento que possam subsidiar estratégias para tomada de decisões..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cicero Bezerra da Silva - Integrante / Jailma Ferro Cabral - Integrante / Denize dos Santos - Coordenador.
Descrição:
Projeto de Iniciação Científica - PIBIC: a análise de uso e ocupação da terra na sub-bacia do riacho Lunga - alto curso do rio Coruripe evidencia a realidade socioeconômica de uma região marcada por disparidades, tanto do ponto de vista ambiental quanto social. A fisiografia (caracterização física) chama atenção para uma bacia com padrões dendríticos, com uma drenagem pobre e intermitente. Os usos da terra está diretamente relacionado com a atividade econômica dominante: a pecuária extensiva. A importância da pesquisa se dá em função de uma área de transição entre o Litoral e o Semiárido, com ocorrência de secas recorrentes que causam perdas econômicas e ambientais quando associados ao mal uso e ocupação das terras. De fato, as análises de uso da terra compreendem o primeiro passo no entendimento da relação homem X natureza, podendo ser um importante indicador da fragilidade do ambiente e das consequências dos processos antropogênicos. Ao se analisar os usos da terra busca-se, evidentemente, identificar as morfologias da paisagem, revelando as formas de relevo, a hidrografia, a vegetação e a estrutura geológica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cicero Bezerra da Silva - Integrante / José Willian Leite da Fonsêca - Integrante / Denize dos Santos - Coordenador.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Elisabeth Belarmino de Melo - Integrante / Ronelma Cavalcante de Oliveira - Integrante / Jânio Euzébio Leuriano - Integrante / Edite Cristina da Silva - Integrante/ Denize dos Santos Pontes - Coordenador.