EDIÇÃO NACIONAL

 APRESENTAÇÃO

Este curso faz parte das estratégias do projeto Observatório de Saúde Mental, Direitos Humanos e Políticas Públicas e tem como objetivo principal produzir pensamentos e práticas críticas e inovadoras que, em consonância com os princípios do SUS e da Reforma Psiquiátrica Brasileira, possam introduzir transformações na forma de lidar com as questões relacionadas ao campo da saúde mental, direitos humanos e políticas públicas. 

ORGANIZAÇÃO


As aulas acontecerão de forma remota, através da plataforma Zoom, semanalmente, às segundas-feiras. O curso tem carga-horária total de 30 horas, distribuídas da seguinte forma: cinco (5) encontros de 04 horas, totalizando 20 horas, mais 10 horas de atividades de dispersão. 

Dias de aula: 14/08/2023; 21/08/2023; 28/08/2023; 04/09/2023 e 18/09/2023.

Horário de aula: 13h30 às 17h30 (horário de Brasília).

PÚBLICO ALVO


Profissionais do campo da saúde mental e atenção psicossocial e áreas afins prioritariamente vinculados ao serviço público;

Usuárias/os, ex-usuárias/os, sobreviventes da psiquiatria e familiares, participantes de movimentos de luta antimanicomial, saúde mental e reforma psiquiátrica;

Ativistas de movimentos sociais e/ou atuantes em organizações de defesa dos direitos humanos.


INSCRIÇÕES


Estão sendo oferecidas 80 vagas. As solicitações de inscrição serão recebidas no período de 05/07 a 20/07 de 2023.

Antes de realizar a inscrição conheça o edital e analise as regras e requisitos previstos para se certificar de que poderá atendê-los.

Para baixar o EDITAL: CLIQUE AQUI

Para solicitar inscrição, clique no botão abaixo:

CERTIFICADOS

ORGANIZADORES

ANA PAULA GULJOR - Psiquiatra, mestre e doutora em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS). Coordenadora do curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (ENSP). Vice Presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME).

PAULO AMARANTE - Psiquiatra, mestre em Medicina Social (IMS/UERJ) e doutor em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Pós-doutor (AUSL/Imola-Itália). Pesquisador Sênior (ENSP/FIOCRUZ). Presidente de Honra da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) e Doutor Honoris causa da Universidade Popular das Madres da Plaza de Mayo (Argentina). Autor de várias publicações (livros, artigos, capítulos de livro). Professor de vários programas nacionais e internacionais de Pós-graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Foi pioneiro do movimento pela reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial no Brasil. Foi fundador da Associação Brasileira de Saúde Mental e da Red Latinoamericana y Caribeña de Derechos Humanos y Salud Mental.


LEANDRA BRASIL DA CRUZ - Psicóloga, especialista em Saúde Mental (ENSP/FIOCRUZ). Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora adjunta do curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ENSP/FIOCRUZ).

LUCRECIA CORBELLA - Psicóloga, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (ENSP/FIOCRUZ). Mestre em Memória Social  (UNIRIO). Doutora em Psicologia Social  (UERJ/UBI-Portugal) e Pós-doutora em Filosofia (UFSCar). Professora do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (ENSP/FIOCRUZ). Autora do livro Saúde Mental e memória: o teatro dos Andarilhos Mágicos.

CHAIANE SANTOS - Psicóloga, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (ENSP/FIOCRUZ). Mestranda em Saúde Coletiva (ISC/UFBA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde Mental (NISAM/ISC/UFBA).