APRESENTAÇÃO


Este curso se fundamenta na importância de conhecer e refletir sobre as relações históricas entre o trabalho e o campo da assistência psiquiátrica em saúde mental, bem como analisar as transformações que este campo passou a protagonizar no contexto do processo de Reforma Psiquiátrica por meio das iniciativas de economia solidária e propostas afins. Por isso, serão demarcadas e estudadas as origens históricas e as bases conceituais das estratégias contemporâneas do campo da Atenção Psicossocial em relação ao trabalho em suas variadas formas de organização, tais como cooperativismo e empresa social, trabalho associado e autogerido, geração de renda e economia solidária.

Este é um processo formativo integrante do projeto Economia Solidária e Saúde Mental e desenvolvido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial(LAPS/ENSP/FIOCRUZ), sob a coordenação de Ana Paula Guljor e Paulo Amarante.



OBJETIVO


Conhecer e refletir sobre os conceitos de Economia Solidária, Cooperativismo Social, Geração de Renda, Trabalho e Saúde Mental à luz do debate contemporâneo sobre Reforma Psiquiátrica como processo social complexo, estabelecendo as relações possíveis entre o tema e os campos inter-relacionados do cuidado às pessoas com diagnóstico psiquiátrico e em situação de vulnerabilidade, assim como com a interface com o campo da arte-cultura e dos direitos humanos.



ORGANIZAÇÃO


As oficinas acontecerão de forma on-line (ao vivo), através da plataforma Zoom, semanalmente, às terças-feiras. O curso tem carga-horária total de 30 horas, distribuídas da seguinte forma: cinco (5) encontros de 04 horas, totalizando 20 horas, mais 10 horas de atividades de dispersão.

Dias de aula: 06, 13, 20 e 27 de setembro e 04 de outubro de 2022.

Horário de aula: 13h30 às 17h30 (horário de Brasília).

A certificação será realizada pelo LAPS (ENSP/FIOCRUZ) para participantes que tenham, no mínimo, 75% de presença no processo formativo, envolvimento e participação nas aulas e nas atividades de dispersão.

Ao se inscrever, o candidato se compromete a participar das aulas remotas (ao vivo) com a utilização do seu computador ou celular, assim como se compromete a acessar através da própria internet.



PÚBLICO ALVO


Profissionais graduados que tenham vinculação formal com a Rede Pública de Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Poderão participar profissionais de todas as regiões do país (exceto do Distrito Federal (DF), que terá curso específico em breve).




INSCRIÇÕES


As solicitações de inscrição serão recebidas no período de 01/08 a 15/08. Para solicitar inscrição, o interessado deve preencher o formulário específico para essa finalidade, que pode ser acessado clicando no botão abaixo.


Serão oferecidas 60 vagas (12 para cada região do país).

Os candidatos receberão um e-mail de notificação do resultado do processo seletivo até o dia 30/08. A vaga apenas será efetivada mediante resposta ao e-mail de confirmação.


Antes de solicitar inscrição conheça o edital e analise as regras e requisitos previstos para se certificar de que poderá atendê-los. Para baixar o edital:



Para baixar o EDITAL 03/2022: CLIQUE AQUI


Para baixar o ANEXO-I: CLIQUE AQUI

(formulário de declaração de pessoa com deficiência):


Para baixar o ANEXO-II : CLIQUE AQUI

(formulário de autodeclaração)




Para solicitar inscrição, clique no botão abaixo:

ORGANIZADORES

ANA PAULA GULJOR - Psiquiatra, mestre e doutora em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS). Coordenadora do curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (ENSP). Vice Presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME).

ANA PAULA PIMENTEL - Psicóloga, especialista em Psicanálise e Saúde Mental (UERJ). Mestre e doutoranda em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Colaboradora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ENSP/FIOCRUZ). Diretora fundadora do Praxis - Centro de Estudos e Atenção Psicológica.

CRISTINA SANTOS - Psicóloga, especialista em Teoria Psicanalítica (UVA-RJ). Colaboradora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ENSP/FIOCRUZ). Tem longa experiência na área da gestão e da clínica em Saúde.

LEANDRA BRASIL DA CRUZ - Psicóloga, especialista em Saúde Mental (ENSP/FIOCRUZ). Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora adjunta do curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ENSP/FIOCRUZ).

LUCRECIA CORBELLA - Psicóloga, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (ENSP/FIOCRUZ). Mestre em Memória Social (UNIRIO). Doutora em Psicologia Social (UERJ/UBI-Portugal) e Pós-doutora em Filosofia (UFSCar). Professora do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (ENSP/FIOCRUZ). Autora do livro Saúde Mental e memória: o teatro dos Andarilhos Mágicos.

PAULO AMARANTE - Psiquiatra, mestre em Medicina Social (IMS/UERJ) e doutor em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Pós-doutor (AUSL/Imola-Itália). Pesquisador Sênior (ENSP/FIOCRUZ). Presidente de Honra da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) e Doutor Honoris causa da Universidade Popular das Madres da Plaza de Mayo (Argentina). Autor de várias publicações (livros, artigos, capítulos de livro). Professor de vários programas nacionais e internacionais de Pós-graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Foi pioneiro do movimento pela reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial no Brasil. Foi fundador da Associação Brasileira de Saúde Mental e da Red Latinoamericana y Caribeña de Derechos Humanos y Salud Mental.