RESSOANDO VOZES

PARTICIPAÇÃO SOCIAL PARA POLÍTICAS EMANCIPATÓRIAS EM SAÚDE MENTAL

Não há saber mais,

nem saber menos:

há saberes diferentes.

(Paulo Freire)



APRESENTAÇÃO


As oficinas Ressoando Vozes: participação social para políticas emancipatórias em Saúde Mental são uma iniciativa formativa fundamentada na necessidade de ampliação do debate e de qualificação da participação da sociedade civil nos processos de construção da Reforma Psiquiátrica brasileira e do SUS - bases da transformação do cuidado em Saúde Mental no país.

Este é um processo formativo integrante do projeto Economia Solidária e Saúde Mental e desenvolvido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial(LAPS/ENSP/FIOCRUZ).



OBJETIVO


O objetivo das oficinas é apoiar incidências da sociedade civil através da formação, organização e mobilização de coletivos e entidades, buscando realizar o acompanhamento e dar apoio técnico a ações em defesa da Reforma Psiquiátrica e da luta antimanicomial.



ORGANIZAÇÃO


As oficinas acontecerão de forma on-line (ao vivo), através da plataforma Zoom, e transcorrerão em aulas semanais, aos sábados. Serão quatro (4) encontros de 05 horas, totalizando 20 horas de processo formativo.

Estamos abrindo inscrições para duas turmas. Cada turma será formada por participantes de regiões específicas do país.

TURMA 1 - Aceita inscrição de interessados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As aulas serão nos dias 07, 14, 21 e 28 de maio de 2022, das 08h00 às 13h00 (Inscrições encerradas - turma em andamento).

TURMA 2 - Aceita inscrição de interessados das regiões Norte e Nordeste. As aulas serão nos dias 04, 11, 25 de junho e 02 de julho de 2022, das 09h00 às 14h00 (inscrições encerradas).

A certificação será realizada pelo LAPS (ENSP/FIOCRUZ) para participantes que tenham, no mínimo, 75% de presença no processo formativo. Ao se inscrever, o candidato se compromete a participar das aulas remotas com a utilização do seu computador ou celular, assim como se compromete a acessar através da própria internet.



PÚBLICO ALVO


Usuários, trabalhadores e gestores do campo da Saúde Mental, e membros de conselhos de defesa de direitos - vinculados a coletivos de promoção do SUS, da Reforma Psiquiátrica, da Economia Solidária e dos Direitos Humanos.



TEMA DAS OFICINAS

OFICINA 1

Apresentação e contextualização das oficinas e convidados


OFICINA 2

Advocacy e Captação de Recursos

OFICINA 3

História, balanço crítico e perspectivas: participação social na Reforma Psiquiátrica

OFICINA 4

Passo a Passo do Associativismo e Rede de Multiplicadores de Advocacy Antimanicomial

Conheça os nossos

MULTIPLICADORES

LEO PINHO

Presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) e da Central de Cooperativas Unisol Brasil. Diretor Tesoureiro da UNICOPAS e Presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (2019 — 2020).

PAULO AMARANTE

Pesquisador (ENSP/Fiocruz). Presidente de Honra da ABRASME e Doutor Honoris causa da Universidade Popular das Madres da Plaza de Mayo (Argentina). Foi pioneiro do movimento pela Reforma Psiquiátrica e da luta antimanicomial no país. Fundador da ABRASME e da Red Latinoamericana y Caribeña de Derechos Humanos y Salud Mental.

ÉRIKA KOKAY


Psicóloga, deputada federal (DF). Coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica. Tem mais de 45 anos de militância política em defesa dos direitos dos trabalhadores, dos direitos humanos e dos direitos das parcelas mais vulnerabilizadas e minorizadas da população brasileira.


RENAN SOTTO MAYOR


Defensor público federal. Atualmente atua como Defensor Regional de Direitos Humanos no Estado do Mato Grosso. Mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Presidiu o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) em 2020 e atualmente é vice-presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Estado de

Mato Grosso.


BÁRBARA SUELEN COLONIESE

- Perita Criminal, membra do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura de Santa Catarina, especialista em Protocolo de Istambul e Protocolo Brasileiro de Perícia Forense no Crime de Tortura, perita do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT).

WENDERSON GASPAROTTO

Graduado em Ciências Sociais e Gestão Pública. Especialista em Gestão de Projetos e Relações Institucionais. Experiência em projetos com vários stakeholders (incluindo parcerias entre poder público, iniciativa privada e organizações da sociedade civil). Certificação em Gestão de Projetos Sociais (Project Dpro PMDpro pelo PM4NGO’s) e em Gestão de Projetos de Desenvolvimento (Inter-American Development Bank (BID) e PMI).


INSCRIÇÕES


TURMA 1 (Sul, Sudeste e Centro-Oeste): INSCRIÇÕES ENCERRADAS. As solicitações foram recebidas no período de 25/04 a 01/05.



TURMA 2 (Norte e Nordeste): INSCRIÇÕES ABERTAS. As solicitações de inscrição serão recebidas no período de sete dias: de 12/05 a 25/05. Para solicitar inscrição, o interessado deve preencher o formulário específico para essa finalidade, que pode ser acessado clicando no botão abaixo.


As vagas são limitadas. Os selecionados receberão um e-mail de confirmação da inscrição até o dia 30/05. A vaga apenas será efetivada mediante resposta ao e-mail de confirmação.


Para solicitar inscrição, clique no botão abaixo:

ORGANIZADORES

ANA PAULA GULJOR - Psiquiatra, mestre e doutora em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS). Coordenadora do curso de especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (ENSP). Vice Presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME).

ANA PAULA PIMENTEL - Psicóloga, especialista em Psicanálise e Saúde Mental (UERJ). Mestre e doutoranda em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Colaboradora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ENSP/FIOCRUZ). Diretora fundadora do Praxis - Centro de Estudos e Atenção Psicológica.

CRISTINA SANTOS - Psicóloga, especialista em Teoria Psicanalítica (UVA-RJ). Colaboradora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ENSP/FIOCRUZ). Tem longa experiência na área da gestão e da clínica em Saúde.

LEANDRA BRASIL DA CRUZ - Psicóloga, especialista em Saúde Mental (ENSP/FIOCRUZ). Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora adjunta do curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ENSP/FIOCRUZ).

LUCRECIA CORBELLA - Psicóloga, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (ENSP/FIOCRUZ). Mestre em Memória Social (UNIRIO). Doutora em Psicologia Social (UERJ/UBI-Portugal) e Pós-doutora em Filosofia (UFSCar). Professora do Curso de Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (ENSP/FIOCRUZ). Autora do livro Saúde Mental e memória: o teatro dos Andarilhos Mágicos.

PAULO AMARANTE - Psiquiatra, mestre em Medicina Social (IMS/UERJ) e doutor em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Pós-doutor (AUSL/Imola-Itália). Pesquisador Sênior (ENSP/FIOCRUZ). Presidente de Honra da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) e Doutor Honoris causa da Universidade Popular das Madres da Plaza de Mayo (Argentina). Autor de várias publicações (livros, artigos, capítulos de livro). Professor de vários programas nacionais e internacionais de Pós-graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Foi pioneiro do movimento pela reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial no Brasil. Foi fundador da Associação Brasileira de Saúde Mental e da Red Latinoamericana y Caribeña de Derechos Humanos y Salud Mental.