Projeto

ECONOMIA SOLIDÁRIA

E SAÚDE MENTAL

APRESENTAÇÃO

O projeto Economia Solidária e Saúde Mental é desenvolvido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ENSP/FIOCRUZ) e tem o objetivo de promover estratégias que permitam a qualificação dos usuários e profissionais das Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) para a construção de experiências de geração de renda pautadas nos pilares da solidariedade, autogestão e protagonismo do sujeito em sofrimento psíquico.

O projeto prevê a realização de processos formativos em Economia Solidária e Saúde Mental que, para além da transmissão de conteúdo, são traduzidos em ações de acompanhamento das atividades e têm como eixos orientadores a promoção de reflexão crítica e participação social.


Este projeto fundamenta-se em quatro pilares de ação:


1. Formação;

2. Pesquisa;

3. Apoio técnico à RAPS no campo da Economia Solidária em saúde mental;

4. Fortalecimento da participação social na construção de protagonismo, políticas emancipatórias e qualificação de incidência política de atores do campo da luta antimanicomial.



O LAPS

O LAPS é o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), uma das unidades técnico-científicas da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Somos um espaço de reflexão sobre saberes e práticas em Saúde Mental, Atenção Psicossocial e Reforma Psiquiátrica. Nossas atividades são desenvolvidas com ênfase na natureza multiprofissional e na inter-relação dos vários saberes do campo. As atividades agregam pesquisadores, colaboradores, técnicos, estudantes e bolsistas da ENSP e de outras instituições e entidades.


Para saber mais sobre o LAPS, visite o nosso site: