Cereal Mágico

Nesta experiência, vou demonstrar como é que todos os cereais são mágicos

Material:

  • 1 taça (de preferência transparente);

  • 1 super íman;

  • 1 bola de papel celofane;

  • 1 agulha e linha;

  • Cereais.

A Experiência!

Para revelarmos as propriedades "mágicas" de um cereal é necessário encher a taça com água. Depois, pôr um cereal no centro do recipiente e mover o super íman por cima do cereal, perto do mesmo. De modo a que experiência seja mais imersiva, sugiro esconder o íman na mão, com uma luva, ou até na ponta de uma varinha mágica de plástico.

Primeira explicação:

Os cereais são ferromagnéticos, isto é, em cada 30 g de cereais existem 3.8 mg de ferro, logo, como o cereal está a flutuar na superfície da água, a força de atrito do cereal na água é bastante inferior à do cereal num sólido e, portanto, o cereal segue o íman por mera atração magnética.


Segunda explicação:

Não é apenas o campo magnético do íman que move o cereal, a água e a gravidade também o fazem, ou seja, como a água é uma substância diamagnética gera o seu próprio campo magnético na presença de um campo magnético, neste caso o do super íman. O campo magnético gerado tem o sentido oposto ao existente logo forma-se uma cavidade na água. Ao mover o íman que, por sua vez, move a cavidade na água também se move o cereal pois este é empurrado pela cavidade.