Modificadores de acesso:
Java oferece quatro opções de modificador de acesso:
public O método pode ser chamado de qualquer classe.
private O método pode ser chamado apenas de dentro da mesma classe.
protected O método pode ser chamado apenas de classes no mesmo pacote ou subclasses.
Você aprenderá sobre subclasses no Capítulo 5.Acesso padrão (privado do pacote) O método pode ser chamado apenas de classes do mesmo pacote. Essa é complicada porque não há palavra-chave para acesso padrão. Você simplesmente omite o modificador de acesso.
Há uma palavra-chave padrão em Java. Você viu isso na instrução switch em
Capítulo 2, “Operadores e declarações”, e você verá novamente no próximo
capítulo quando discutirmos interfaces. Não é usado para controle de acesso.
Exploraremos o impacto dos vários modificadores de acesso mais adiante neste capítulo. Por enquanto, apenas mestre identificando sintaxe válida de métodos. Os criadores do exame gostam de enganar você colocando elementos do método na ordem errada ou usando valores incorretos.
Teremos exemplos práticos à medida que passarmos por cada um dos elementos do método nesta seção. Certifique-se de entender por que cada uma delas é uma declaração de método válida ou inválida. Preste atenção aos modificadores de acesso ao descobrir o que há de errado com os que não compilam:
public void walk1() {}
default void walk2() {} // DOES NOT COMPILE
void public walk3() {} // DOES NOT COMPILE
void walk4() {}
walk1 () é uma declaração de método válida com acesso público. walk4 () é um método válido declaração com acesso padrão. walk2 () não compila porque o padrão não é um modificador de acesso válido . walk3 () não compila porque o modificador de acesso é especificado após o tipo de retorno.