Adicionando Etiquetas Opcionais
Uma coisa que pulamos quando apresentamos declarações if-then, instruções switch e loops é que todos eles podem ter rótulos opcionais. Um rótulo é um ponteiro opcional para a cabeça de uma instrução que permite que o fluxo do aplicativo salte para ele ou quebre a partir dele. É uma única palavra que é precedido por dois pontos ( : ). Por exemplo, podemos adicionar rótulos opcionais a um dos exemplos anteriores:
int[][] myComplexArray = {{5,2,1,3},{3,9,8,9},{5,7,12,7}};OUTER_LOOP: for(int[] mySimpleArray : myComplexArray) { INNER_LOOP: for(int i=0; i<mySimpleArray.length; i++) { System.out.print(mySimpleArray[i]+"\t"); } System.out.println();}Ao lidar com apenas um loop, eles não acrescentam nenhum valor, mas como veremos no próximo capítulo são extremamente úteis em ambientes aninhados. Etiquetas opcionais são geralmente usadas apenas em estruturas de loop. Embora este tópico não esteja no exame da OCA, é possível adicionar rótulos para controlar e bloquear estruturas. Dito isto, raramente é considerado uma boa prática de codificação fazê-lo.
Para formatação, os rótulos seguem as mesmas regras para identificadores. Para facilitar a leitura, eles são normalmente expressas em maiúsculas, com sublinhados entre as palavras, para distingui-las de variáveis regulares.