Entendendo os operadores Java
Um operador Java é um símbolo especial que pode ser aplicado a um conjunto de variáveis, valores ou literais - referidos como operandos - e isso retorna um resultado. Três operadores estão disponíveis em Java: unário, binário e ternário. Esses tipos de operadores podem ser aplicados a um, dois ou três operandos, respectivamente. Para o exame OCA, você precisa conhecer um subconjunto de operadores Java, como aplicá-los e a ordem em que devem ser aplicados.
Os operadores Java não são necessariamente são avaliados da ordem da esquerda para a direita. Por exemplo, a seguinte expressão Java é realmente avaliada da direita para esquerda, dada a operação específica envolvida:
int y = 4;
double x = 3 + 2 * --y;
Neste exemplo, você diminuiria primeiro y para 3 e, em seguida, multiplicaria o valor resultante por 2, e finalmente somaria o 3. O valor seria automaticamente mudado de 9 para 9.0 e atribuído a x. Os valores finais de x e y seriam 9,0 e 3, respectivamente. Se você não conseguiu entender essa avaliação, não se preocupe. No final deste capítulo, resolver problemas como este será uma segunda natureza.
A menos que sejam substituídos por parênteses, os operadores Java seguem a ordem de operação, listada na Tabela 2.1, por ordem decrescente de precedência do operador. Se dois operadores tiverem o mesmo nível de precedência, o Java garante a avaliação da esquerda para a direita. Você precisa conhecer apenas os operadores em negrito para o exame OCA.
Passaremos a primeira metade deste capítulo discutindo muitos dos operadores dessa lista bem como a precedência do operador que determina quais operadores devem ser aplicados primeiro. Note que você não será testado em alguns operadores, embora seja recomendável estar ciente de sua existência.