Comentários
Outra parte comum do código é chamada de comentário. Porque os comentários não são executados, você pode colocá-los em qualquer lugar. Comentários tornam seu código mais fácil de ler. Você não verá muitos comentários no exame - os criadores do exame estão tentando criar o código difícil de ler, mas você os verá neste livro enquanto explicamos o código. E esperamos que você use-os em seu próprio código. Existem três tipos de comentários em Java. O primeiro é chamado de comentário de linha única:
// comment until end of line
Um comentário de uma linha começa com duas barras. Qualquer coisa que você digita depois disso na mesma linha é ignorada pelo compilador. Em seguida vem o comentário de múltiplas linhas:
/* Multiple
* line comment
*/
Um comentário de múltiplas linhas (também conhecido como um comentário multilinha) inclui qualquer coisa a partir do símbolo /* até o símbolo */. As pessoas geralmente digitam um asterisco (*) no início de cada linha de um comentário de várias linhas para facilitar a leitura, mas você não tem que fazer isso. Finalmente, temos um comentário de Javadoc:
/**
* Javadoc multiple-line comment
* @author Jeanne and Scott
*/
Esse comentário é semelhante a um comentário de várias linhas, exceto que ele começa com /**. Esta sintaxe especial informa à ferramenta Javadoc para prestar atenção ao comentário. Comentários Javadoc têm uma estrutura específica que a ferramenta Javadoc sabe ler. Você não verá um comentário Javadoc no exame - lembre-se de que existe para que você possa ler on-line quando começar escrevendo programas para outros usarem. Com um pouco de prática, você pode identificar qual tipo de comentário cada uma dessas cinco palavras é em? É um comentário de linha única ou multi-linha?
/*
* // anteater
*/
// bear
// // cat
// /* dog */
/* elephant */
/*
* /* ferret */
*/
Você olhou de perto? Algumas delas são complicadas. Mesmo que os comentários tecnicamente não estejam no exame, é bom praticar para examinar cuidadosamente o código. Ok, vamos para as respostas. anteater está em um comentário multilinha. Tudo entre /* e */ faz parte de um comentário multilinha - mesmo que inclua um comentário de linha única dentro disto! bear e o seu comentário básico de linha única. cat e dog também são comentários de linha única. Tudo, de // até o final da linha, faz parte do comentário, mesmo que seja outro tipo de comentário. O elephant é o seu comentário multilinha básico. A linha com ferret é interessante porque não é compilada. Tudo desde o primeiro /* para o primeiro */ é parte do comentário, o que significa que o compilador vê algo parecido com isto:
/* */ */
Nós temos um problema. Existe um extra */. Essa não é uma sintaxe válida - um fato que o compilador fica feliz em informá-lo sobre.